facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024

29 de Março de 2012, 19h:20 - A | A

POLÍTICA / PROPAGANDA EXTEMPORÂNEA

"Não sou candidato, estão me acusando injustamente", diz Dorileo

Dorileo é acusado pelo MPE de usar "Viva seu Bairro" para fazer prapaganda eleitoral fora de época

THIAGO ITACARAMBY



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos, decidiu acatar o parecer do juiz Pedro Francisco da Silva a respeito de uma possível campanha eleitoral antecipada por parte do empresário João Dorileo Leal (PMDB), proprietário do Grupo Gazeta de Comunicação. O desembargador encaminhou um ofício, durante a última sessão realizada na terça-feira (27), solicitando a instauração de um procedimento para o juiz federal Paulo Marcio Soares de Carvalho analisar.

 

Após receber e analisar o documento, o juiz deverá encaminhá-lo ao Ministério Público Eleitoral (MPE), a quem cabe o dever de fiscalizar a conduta, para que seja aberta uma Ação Civil Pública para investigar o caso.

 

Segundo informações da assessoria do TRE, na próxima semana o Pleno do MPE irá se reunir para montar um plano de ação, que tem por objetivo coibir a prática de propaganda extemporânea em Mato Grosso. O assunto esteve em pauta nos últimos dias após o lançamento do "Viva Seu Bairro", realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação, comandado por Dorileo, pretenso candidato a prefeito de Cuiabá. A última edição, com a Banda Calypso. 

 

“Temos observado que alguns pretensos candidatos já estão em plena campanha eleitoral antecipada, violando as regras da Justiça Eleitoral. Pelo menos há indícios disso”, relatou o juiz Pedro Francisco da Silva, durante a última sessão, realizada no dia 27.

 

CANDIDATURA


Segundo o presidente do diretório municipal do PMDB, Clóvis Figueiredo Cardoso, o partido não foi notificado pela Justiça. “Aguardamos uma manifestação da Justiça para nos posicionar. Trata-se de uma manifestação cultural de uma empresa de comunicação”, afirmou a liderança.

 

O empresário Dorileo Leal disse que há quase 20 anos desenvolve o evento em Cuiabá e Várzea Grande. Ele comentou que está sendo injustiçado, já que a definição dos nomes aguardam as convenções, que irão ocorrer no mês de junho. “Há um grande equívoco em torno de um projeto sociocultural e de cidadania. Até o momento eu não sou candidato”, justificou. A presença de Dorileo nos eventos também chamou atenção do MPE. 

 

Quanto aos shows nacionais, o empresário comentou que artistas renomados sempre participaram de outras edições. Ele citou nomes da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, Rita Lee, Diogo Nogueira entre outros. Os artistas citados se apresentaram durante a programação do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, realizado no ano passado, que contou com incentivos do Grupo de Comunicação.

Comente esta notícia

Beatriz 30/03/2012

Não é candidato, mas com certeza será né!!!!!! Propaganda antecipada.

positivo
0
negativo
0

Kleber Silva 29/03/2012

Cade a velha e boa regrinha que se amprende na primeira e segunda série, de que antes de P e B sempre se usa m e não n?! o certo é extemporânea e não "extenporânea" como consta na matéria

positivo
0
negativo
0

2 comentários