PAULO COELHO
DA REPORTAGEM
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PSDB), tomou posse oficialmente do governo do Estado, no fim da manhã desta sexta-feira (22), em ato simples, realizado na localidade Corixo, na divisa com a Bolívia.
Maluf acompanhou Taques até a divisa com a Bolívia e após o ato retornou à Cuiabá para responder pelos atos do governo do Estado até a próxima quarta-feira
Maluf acompanhou até o local, a Caravana da Integração, liderada pelo governador Pedro Taques (PSDB), que pelos próximos cinco dias estará percorrendo, por terra, três países: Bolívia, Peru e Chile. O presidente da Assembleia só assumiu o comando do Palácio Paiaguás, porque o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) também integra a comitiva.
De Corixo, Guilherme Maluf retorna para Cuiabá. Em Cáceres, na manhã desta sexta, o parlamentar tucano participou da entrega solene de quatro caminhonetes ao Indea (Instituto Estadual de Defesa Agropecuária) daquele município.
Nos últimos dias, o presidente da Assembleia fechou uma agenda deliberativa junto ao governo, para esse período em que ficará à frente do Paiaguás.
Nesse sentido, havia a pretensão do parlamentar de promover pelo menos dois atos em especial: um seria atender a um pleito requerido pela prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), que consiste na restauração e duplicação da avenida Filinto Muller, obra orçada em R$ 27 milhões e a revitalização do Parque Mãe Bonifácia. Até o momento, nem Maluf, nem a assessoria do governo confirmaram esses encaminhamentos.
Guilherme Antônio Maluf é o quinto presidente da Assembleia a assumir o comando do Palácio Paiaguás que já teve à frente, os deputados Moisés Feltrin, quem 1991 comandou o Estado por um mês e meio ( governo Carlos Bezerra); Humberto Bosaipo, que fiou no comando por duas semanas em 2002 ( governo Rogério Sales). Em 2007 foi a vez de Sérgio Ricardo governar por cinco dias ( governo Blairo Maggi)e em 2010, Mauro Savi sentou na cadeira número um do Paiaguás, por cinco dias (governo Silval Barbosa).