facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2025
14 de Setembro de 2025

26 de Julho de 2016, 14h:10 - A | A

POLÍTICA / MUDANÇA DE CENÁRIOS

Maluf se fortalece na disputa pela presidência da Assembleia com saída de Emanuel

Atual presidente Guilherme Maluf tenta um segundo mandato na presidência contra o deputado Eduardo Botelho. A desistência de Pinheiro para disputar a Prefeitura de Cuiabá pode favorecer diretamente a Maluf.

NOELMA OLIVEIRA
DA REDAÇÃO



A eventual entrada do deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) para disputar a Prefeitura de Cuiabá está interferindo diretamente na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Enquanto não decide se é candidato a prefeito, Emanuel se mantém na disputa para presidir a Assembleia. Além de Pinheiro, o presidente do Parlamento, Guilherme Maluf (PSDB), e o deputado Eduardo Botelho (PSB) lançaram candidaturas.

Para o analista político, professor João Edisom de Souva, o recuo de Emanuel, por ser de oposição ao Poder Executivo, à disputa pela Mesa Diretora, pode favorecer o concorrente que não tiver a preferência da situação, neste caso, Maluf.

Caso Emanuel faça opção para concorrer à eleição em Cuiabá, os votos do grupo dele, formado por seis parlamentares inicialmente, são decisivos para uma das candidaturas na disputa.

Já existe uma queda-de-braço nos bastidores pelos votos do grupo do peemedebista, que não deve partir em bloco, mas mostra uma tendência de ampliar o apoio para uma candidatura em detrimento da outra.

A tendência é de que o grupo de Maluf possa sair fortalecido com uma eventual desistência de Pinheiro em concorrer à Mesa da Assembleia. A eleição acontece no mês de setembro e a posse só em fevereiro de 2017.

Para o analista político, professor João Edisom de Souva, o recuo de Emanuel, por ser de oposição ao Poder Executivo, à disputa pela Mesa Diretora, pode favorecer o concorrente que não tiver a preferência da situação, neste caso, Maluf. 

Apesar do argumento do governador Pedro Taques (PSDB) de não se meter na eleição da Mesa, as convejcturas apontam preferência pela candidatura do deputado Eduardo Botelho (PSB).

Na sexta-feira (22), durante inauguração da UPA Ipase em Várzea Grande, ao cumprimento o socialista. o chefe do Executivo disse que ele estava com cara de presidente da Assembleia Legislativa.

Não foi a primeira vez que surgiram comentários de possivel preferência do Paiaguás pela candidatura de Botelho. Porém, o governo nega qualquer interferência na eleição da Mesa Diretora.

 

Comente esta notícia