INARA FONSECA 9h00
DA REDAÇÃO
O vereador Lúdio Cabral (PT) censurou duramente na manhã desta quarta-feira (14) a nomeação do administrador Lamartine Godoy para a pasta da Saúde. Segundo o petista, o atual secretário indicado pelo prefeito Chico Galindo (PTB) não entende da área e foi nomeado apenas por ser sobrinho do prefeito.
"O atual secretário da Saúde não entende nada. Ele é apenas sobrinho do prefeito, um ajudante de obra do Galindo", afirmou Lúdio Cabral.
Além de criticar Godoy, o vereador também lamentou a escolha anterior de Chico Galindo. O ex-secretário da Saúde, Antônio Pires, foi trazido de Presidente Prudente (São Paulo) para gerir a pasta. Devido a pressão de parlamentares e a críticas, Antônio Pires pediu demissão com apenas quatro meses de mandato.
"As escolhas de Galindo para direção da saúde são infelizes. Como o atual prefeito nomeia uma pessoa de Presidente Prudente para gerir a saúde de Cuiabá? Não há mínima possibilidade de ter sucesso na gestão sem uma equipe que conheça a realidade da saúde da cidade", disse Lúdio Cabral.
O vereador ainda apontou que as constantes trocas de secretários demonstram a falta de administração do governo de Chico Galindo e são um empecilho para concretização de políticas públicas que garantam uma melhoria na qualidade da Saúde no município.
"É preciso trabalhar numa perspectiva de longo prazo. Há sete anos o setor tem vivido uma descontinuidade. Pesquisas indicam que o tempo mínimo para enfrentar os problemas emergenciais é nove meses, somente depois começam as mudanças efetivas. O antigo secretário ficou quatro meses. Será que ele pelo menos conheceu as unidades de saúde da capital?", questionou Lúdio.
Nos últimos sete anos, nove secretários diferentes passaram pela Secretária de Saúde Municipal. Os números revelam que a média de permanência de cada gestor na administração da pasta é inferior há um ano.