ANA ADÉLIA JÁCOMO - DA REDAÇÃO
O presidente interino da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e líder do Governo na Casa, Romoaldo Júnior (PMDB), afirmou nesta sexta-feira (21) que conversou com o governador Silval Barbosa (PMDB) sobre a manifestação que aglomerou mais de 50 mil pessoas pelas ruas da Capital na noite deste quinta-feira (20). Segundo ele, o chefe do Executivo garantiu que irá rever a distribuição do orçamento.
Romoaldo reconheceu que o Estado não tem condições de cumprir todas as determinações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e que a capacidade de endividamento já chegou ao nível máximo, por isso, Silval estaria avaliando uma maneira de usar o orçamento para investir mais na Saúde, que é considerado o grande gargalo.
“Esse movimento nasceu nas redes sociais e as pessoas compareceram às ruas. Acho que tudo isso vai fazer com que o comportamento dos políticos mude. O Governo irá rever o orçamento e pensar em como investir”.
“O governador é consciente de que o custo de uma Copa é alto. O Estado não tem capacidade de cumprir com todas as exigências da Fifa, esse compromisso foi feito em outra gestão e o Silval tenta concertar”, disse Romoaldo, se referindo ao ex-governador e senador Blairo Maggi (PR).
Apesar da força das manifestações nacionais, Romoaldo acredita que a “onda de revolta” está passando. “Não vão continuar com as passeatas, mas elas serviram para ‘abrir o olho’ do Brasil”.
LÍDER DO GOVERNO
Durante a manifestação, alguns vândalos acabaram ateando fogo em uma caçamba próxima a Assembleia. Pedras também foram jogadas nos vidros da fachada. Apesar dos danos, o presidente disse a manifestação foi a contento e que é natural que haja alguns mais exaltados. Ele também afirmou que, apesar dos gastos, Cuiabá terá o primeiro VLT da América Latina.
Romoaldo relembrou que Silval se preocupou em realizar a licitação da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Groso (Ager-MT) que se arrastava há 20 anos. “O povo está revoltado com o volume de investimento da Copa que o Estado se comprometeu a fazer. A Saúde está indo mal e as pessoas se revoltam por isso. Mas é preciso dizer também quie há 20 anos se tentava fazer essa licitação no transporte e o governador realizou. Também é preciso lembrar que o VLT em Cuiabá é o primeiro da América Latina”, disse ele.
O peemedebista apontou para a construção de 400 novos leitos hospitalares, com por exemplo, o Hospital Metropolitano em Várzea Grande, bem como Hospital Regional de Sinop e Alta Floresta. Além da reforma do Hospital Santa Helena e Pronto Socorro, em Cuiabá
Manifestantes gritavam palavras de ordem contra o deputado José Riva (PSD), que foi afastado da presidência da AL após ser acusado de desviar R$ 2,6 milhões dos cofres do Legislativo. Para Romoaldo, é natural que haja uma revolta popular nesses momentos de crise. “ O Silval é o líder máximo do Estado e a Dilma do país. Ela tem uma aprovação de mais de 70% e mesmo assim foi criticada. O Riva foi o mais votado. É natural que as pessoas cobrem de seus representantes”.
FABIO GUIMARAES 23/06/2013
ROMOALDO, COM ESSAS DECLARAÇÕES VOCE MOSTRA SER SEM PERSONALIDADE E DESPREPARADO. FALA OQUE ACHA QUE A MASSA QUER ESCUTAR. NÓS NÃO SOMOS CONTRA A COPA EM MT, ESTAMOS FELIZES POR TODA BENFEITORIA FEITA QUE VAI SER UM LEGADO PARA AS PROXIMAS GERAÇÕES. SE NÃO FOSSE ESSA COPA NÓS MORRERIAMOS E NÃO VERIAMOS TODAS ESSAS OBRAS EM NOSSA CIDADE. OQUE ESTAMOS REVINDICANDO COM ESSES PROTESTOS SÃO MORALIDADE, ZELO E HONESTIDADE COM O DINHEIRO PUBLICO. QUE A EDUCAÇÃO E A SAÚDE SEJA TAMBÉM PRIORIZADA, QUE O ESTADO GASTASSE MENOS COM FOLHA DE PAGAMENTO COM TANTO CARGO COMISSIONADO, QUE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA AO QUAL O SENHOR RESPONDE AGORA FOSSE UM POUCO HONESTA E TOMASSE VERGONHA NA CARA PARA GASTAR MENOS COM COISAS QUE NA VERDADE NÃO REFLETEM NENHUMA MELHORIA PARA A POPULAÇÃO, É UM JOGO DE CARTAS MARCADAS OS DEPUTADOS FINGEM QUE FISCALIZAM O EXECUTIVO FINGE QUE É HONESTO. NÃO QUEIRA COLOCAR A CULPA EM GOVERNO PASSADO POR CONTA DE ASSUMIR COMPROMISSOS COM A FIFA ATÉ PORQUE VOCES ERAM VICE. REITERO AQUI NOVAMENTE NÃO SOMOS CONTRA A COPA EM CUIABÁ, TEMOS SIM MUITO ORGULHO DE TUDO ISSO, TEMOS VERGONHA É DE UM GOVERNO CORRUPTO E SEM PERSONALIDADE QUE É DO SILVAL E DA DILMA A NIVÉL NACIONAL QUE ESSE NEM É BOM FALAR POR AQUI.... SENÃO SERIAM HORAS!!!!!
Sebastian 21/06/2013
A gestão era "outra", a mesma que o agora governador fazia parte tá senhor deputado. Você tem memória curta? O povo não é contra copa, não é contra os investimentos nas obras que estão sendo feitas, não é contra o VLT. O povo só é contra a forma com que o governo trata os serviços básicos para a população ao dizer que não tem dinheiro para saúde, educação, segurança e outras necessidades. É isso que é o absurdo. E mais absurdo ainda é com o governo federal que investiu pesado em estádios de futebol para atender o "padrão Fifa" e não fez isso com a mesma velocidade e empenho com a estrutura do país, com as necessidades básicas do cidadão brasileiro. São tantos os motivos de o povo estar indo protestar, que é por isso que os políticos estão calados até agora e os poucos que ousaram dizer algo, vem com conversa fiada, com desculpas esfarrapadas para tentar enganar o povo que sabe perfeitamente que os políticos atuais, seja da câmara municipal, seja da assembleia, não nos representam como deveriam. Lamentável e vergonhoso ver que os políticos não estão nem ai para o povo que os elegeu. Chega de conversa fiada! A minha principal bandeira de agora em diante e por isso devemos ir às ruas, é para pedirmos uma lei que diga que SE O POVO TEM O PODER DE COLOCAR UM POLÍTICO NO PODER PARA FAZER AS COISAS CERTAS EM PROL DA POPULAÇÃO; ESSE MESMO POVO TEM QUE TER O PODER DE TIRAR OS MAUS POLÍTICOS QUE FAZEM AS COISAS ERRADAS. Se podemos colocá-los lá, temos o direito de tirá-los também.
Carlos Alberto 21/06/2013
Como assim em outra gestão, o Silval não era vice governador ? Brincadeira, depois não quer que o povo vá para a rua manifestar contra essas conversas fiadas. Já começaram as desculpas pela incompetência de não conseguir executar todas as obras prometidas. POVO NA RUA JÁ
3 comentários