facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Setembro de 2025
15 de Setembro de 2025

22 de Outubro de 2016, 07h:51 - A | A

POLÍTICA / PESQUISA IBOPE

Leitão chama instituto de mentiroso; 'diferença é de 5 pontos apenas'

O Ibope disse que quem está atrás nas pesquisas ao invés de desprender forças para ajustar a campanha prefere desqualificar os institutos de pesquisas

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



Empenhado em alavancar a candidatura de Wilson Santos (PSDB) à Prefeitura de Cuiabá, o presidente estadual do partido tucano, o deputado federal Nilson Leitão, voltou a afirmar que a pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Ibope mentiu desde o primeiro turno. Segundo o parlamentar, um levantamento interno extraoficial apontou que a diferença entre Wilson e o candidato do PMDB, Emanuel Pinheiro, não passa de 5 pontos percentuais.

“Alguns dias que nós estamos bem atrás. A pesquisa Ibope mostrou isso lá no primeiro turno e mentiu para todo mundo. Não é confiável. A verdadeira pesquisa será o dia 30 nas urnas. Hoje o nosso levantamento interno nos separa de apenas cinco pontos da vitória”, disse em tom firme durante seu discurso, ao lado do presidente nacional do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves.

“Alguns dias que nós estamos bem atrás. A pesquisa Ibope mostrou isso lá no 1º turno e mentiu para todo mundo. Não é confiável", disse Leitão.

Leitão também reafirmou o que o próprio Wilson já havia dito sobre o Ibope, quando o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, veio até Cuiabá apoiar sua campanha. Na oportunidade, Santos disse que o quadro de 51% dos votos totais de Pinheiro contra apenas seus 32%, apresentado pelo instituto, não é realidade em Cuiabá. Ele admitiu somente dez pontos percentuais de diferença.

Na ocasião, em tom irônico, o tucano se intitulou “especialista em desmoralizar institutos de pesquisas que são de fora e vem para Cuiabá na época de campanha”. Na avaliação de Wilson, assim que vencer as eleições, o Ibope não volta mais a Cuiabá com credibilidade.           

Wilson argumentou que seria necessário que seu nome cresça somente 5% para estar empatado com o peemedebista e que, após isso, “ficará fácil virar o jogo”.  “Nós sabemos os números na capital”, argumentou.

Por conta disso, o Ibope emitiu uma nota dizendo que “pela experiência que possui em campanhas eleitorais, teria ensinado que, no jogo político, é comum candidatos que estão na frente das pesquisas usarem nossos números a seu favor, enquanto alguns que estão atrás preferem investir tempo e esforços para desqualificar os institutos de pesquisa ao invés de corrigir suas campanhas”.

O Ibope asseverou que a intenção da pesquisa não é adiantar o resultado, mas sim contar a história da eleição, medindo como se comporta a opinião dos eleitores durante as campanhas, quando surgem novos fatos, denúncias, debates etc. “É importante ressaltar que opinião pública é dinâmica e por isso mudanças fazem parte do processo”, diz trecho da nota.

A pesquisa alvo de críticas dos tucanos ouviu 602 eleitores entre 11 e 13 de outubro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo MT01494/2016.

Comente esta notícia

Galileu 23/10/2016

Esse deputado foi citado na corrupção operação Navalha da empreiteira Gautama do Zuleido Veras. Ninguem sabe porque ele não foi preso. Se isso ocorresse nos dias de hoje, ninguem tem duvida da cadeia.

positivo
0
negativo
0

Joao valente junior 22/10/2016

ESSE É RECONHECIDAMENTE UM TREMENDO TRAPACEIRO. NÃO TEM NENHUMA CREDIBILIDADE PARA QUESTIONAR INSTITUTO DE PESQUISAS.

positivo
0
negativo
0

[email protected] 22/10/2016

Senhor Deputado Nilson Leitão, não ganhou nem prefeitura de Sinop e quer vir a Cuiabá tentar ganhar com Wilson, pare de conversa fiada. Aceite a derrota com ombridade, todas as pesquisas apontam Emanuel na liderança. Tem um fato novo, a gravação do Elias Santos (irmão do Wilson) obrigando funcionários a irem em reunião politica. O MPE e TRE está investigando o caso, se for comprovado, o Wilson terá o registro cassado.

positivo
0
negativo
0

3 comentários