facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Outubro de 2024
12 de Outubro de 2024

15 de Agosto de 2014, 08h:59 - A | A

POLÍTICA / VÁRZEA GRANDE

Justiça proíbe instituto de divulgar pesquisa que coloca Taques com 40%

DA REDAÇÃO



A Justiça proibiu que pesquisa do instituto KGM, que aponta o candidato Pedro Taques com 40,8%, seguido de Lúdio com 16,5% e Riva com 8,8%. A pesquisa foi feita em Várzea Grande.

O pedido de impugnação da amostra foi feito pela coligação Amor a Nossa Gente, de Lúdio Cabral. A odem para suspender a pesquisa partiu do juiz Alberto Pampado Neto, que proibiiu o instituto de divulgar. Segundo o magistrado, falta um plano amostral e ponderação na pesquisa, o que colocaria os dados sob suspeita.  

Com a decisão liminar dessa quinta, os representados ficam proibidos de continuar a divulgação, sob pena de pagar multa e responder pelo crime de desobediência. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número MT-00054/2014 e divulgada na quarta-feira (13).

A Justiça já havia suspendido uma pesquisa do Vox Populi com números estaduais, contratada e divulgada pelo Jornal Diário de Cuiabá no dia 18 de julho. No dia 21 de julho, a Justiça Eleitoral intimou veículos de Comunicação para não divulgarem os dados.

A liminar  foi conseguida pela banca de advogdos do deputado José Riva (PSD) e impugnou a pesquisa que, segundo o advogado José Antônio Rosa, teria indícios de fraude. Foram intimados, além do RepórterMT, os sites: MidiaNews, Olhar Direto, RdNews, 24 Horas News, Blog do Antero, FolhaMax, O Documento, VG News e os jornais Diário de Cuiabá, Folha do Estado e A Gazeta. 

Comente esta notícia