facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

13 de Outubro de 2014, 17h:55 - A | A

POLÍTICA / SEGUNDA MAIS VOTADA

Janaína assume posição independente e descarta briga por Mesa Diretora

“Eu serei deputada de oposição. Até por ser meu 1º mandato, considero importante a postura de independência, de não ter submissão ao Governo, não ter cargos e não pleitear a Mesa Diretora", disse

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



Deputada estadual eleita com a segunda maior votação, mais de 48 mil votos, Janaina Riva (PSD) afirmou nesta segunda-feira (13), em visita ao RepórterMT, que não pretende participar da eleição para a formação da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, já que lhe faltaria experiência para liderar. 

De acordo com ela, o favorito para assumir a presidência da Casa, atualmente ocupada por seu pai, José Riva (PSD), é o deputado Mauro Savi (PR), o mais votado este ano, reeleito com 55,2 mil votos. O republicano já sinalizou que vai para a disputa. Leia AQUI. Janaína prefere ganhar mais lastro político para, só depois, alçar voos mais altos. 

“Para mim, o mais importante é adquirir experiência, para depois pleitear um cargo na Mesa Diretora, que exige muito conhecimento do parlamentar. Por isso, defendo que o presidente seja um deputado com mais de um mandato, que já tenha ciência da Casa e dos demais colegas, porque é importante que o presidente também exerça a sua liderança”, afirmou a jovem deputada.

Janaina tem 25 anos e ocupa seu primeiro cargo eletivo. É esposa do vereador cassado João Emanuel (PSD), e filha de Janete Riva (PSD), que substituiu o marido, José Riva na disputa pelo Governo do Estado e ficou na terceira colocação. Janaína declarou ao TSE patrimônio de R$ 1.672.357,90. 

RepórterMT

Janaina Riva

 Janaína: Independência e oposição na Assembleia em 2015

RELAÇÃO COM TAQUES

A deputada eleita assume uma cadeira na Assembleia em 1º de janeiro de 2015 e será oposição ao governador eleito Pedro Taques (PDT), não só pelas posições políticas dos partidos, mas também pela longa trajetória de batalhas jurídicas e ideológicas travadas entre Taques e sua família.

Segundo ela, sua oposição será importante para garantir o início de sua independência política. “Eu serei deputada de oposição, até por ser meu primeiro mandato, considero importante essa postura de independência, de não ter submissão ao Governo, não ter cargos e não pleitear a Mesa Diretora. Para mim, é importante poder expor minhas ideias na Assembleia com mais liberdade”. Janaína alerta, porém, que não fará oposição por simples oposição, como alguns já fizeram. "Quando atacar ou acusar algo errado, farei somente com provas em mãos, nunca na retórica", disse. 

Mestre em articulações de bastidores, o pai dela, José Riva,  se alternou na presidência e na primeira-secretaria da Assembleia Legislativa nos últimos 20 anos e possui forte liderança no interior de Mato Grosso. Várias prefeitos no estado só venceram eleições graças ao apoio do parlamentar. 



Veja em vídeo parte da entrevista de Janaína Riva na redação do RpMT




Comente esta notícia