facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Abril de 2025
24 de Abril de 2025

14 de Agosto de 2010, 20h:08 - A | A

POLÍTICA /

Grupo investe R$ 12 milhões em usina de biodiesel em MT



SECOM

 

Sair da condição de Estado campeão na produção de grãos e exportador de matéria-prima para se tornar também um expoente na agroindustrialização e colher com isso os benefícios econômicos e sociais.

A inauguração de mais uma usina de biodiesel na manhã deste sábado (14), em Sorriso ( 420 km ao Norte de Cuiabá), mostra o resultado positivo dessa política de atração de investimentos de Mato Grosso.

"Nós do Estado temos feito tudo para atrair empresários, empreendedores para verticalizar a nossa produção. O Governo tem que arrumar formas de agregar valores, para deixar de tirar daqui toda a produção in natura e gerar oportunidades e riquezas aqui", destacou o governador Silval Barbosa.

O governador e diretores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participaram da inauguração da sede da Grupal Agroindústria, em Sorriso.

A empresa instalou a primeira unidade de produção de biodiesel do grupo em Mato Grosso, a sexta maior do Estado. A matriz do grupo fica em Cuiabá e atua no esmagamento de soja e caroço de algodão.

A produção de biodiesel começa com 120 metros cúbicos por dia e a meta é ampliar essa capacidade em 2011. Foram investidos R$ 12 milhões na planta e gerou 40 empregos diretos.

Mato Grosso conta hoje com 27 empresas de produção do biodiesel e o produto praticamente alcança a mesma quantidade da produção do etanol. De acordo com o diretor do Ministério da Agricultura, Cid Caldas, o Brasil consome em torno de 45 bilhões de litros de diesel por ano.

"Com o programa do biodiesel combustível renovável evita-se a exportação de 4,5 bilhões de litros de diesel para o País. Reduz os gastos com a importação desse produto e evita a emissão de gases, o que reduz o nível de poluição", ressaltou Cid Caldas.

Além dos benefícios ambientais e econômicos, a instalação de empresas no Estado representa a geração de riquezas e um alcance social com a geração de empregos.

O governador acompanhado do prefeito de Sorriso, Clomir Bedin, mais conhecido como ‘Chicão', e do dono da empresa, Paulo Palhano, descerrou a fita e visitou as instalações da empresa.

Sorriso

Sorriso tem atualmente cerca de 60 mil habitantes, de acordo com o último censo e o melhor IDH de Mato Grosso. A economia do município está diretamente relacionada ao agronegócio, sendo o cultivo da soja a principal atividade.

Atualmente, é considerado o maior produtor de soja do País. Também destaca-se a produção de algodão e milho. É o município que, individualmente, mais produz grãos no Brasil: 3% da produção nacional e 17% da produção estadual. Em seus 600.000 hectares, agricultáveis, produz mais de 1,8 milhão de toneladas de grãos, além de 26,4 mil toneladas de pluma de algodão. A soja é a principal cultura, atingindo quase 84% da produção.

 

Comente esta notícia