Cuiabá, 08 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
08 de Outubro de 2026

08 de Outubro de 2026, 11h:40 - A | A

POLÍTICA / MANDATO ÚNICO

Flávio defende fim da reeleição e veto a parentes na sucessão: “Nenhum parente meu vai ser candidato em 2030”

Presidenciável quer aplicar mudança já em eventual governo; restrição à família ainda não consta na PEC apresentada.

Reprodução

Flávio quer que o fim da reeleição alcance seu eventual mandato e restrinja candidaturas de familiares à sucessão.

Flávio quer que o fim da reeleição alcance seu eventual mandato e restrinja candidaturas de familiares à sucessão.

DO REPÓRTERMT



O senador Flávio Bolsonaro (PL) defendeu nesta quinta-feira (8) que o fim da reeleição presidencial alcance seu eventual mandato e impeça parentes de disputarem sua sucessão. A proposta incluiria o próprio pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a CNN Brasil, a declaração ocorreu após o anúncio de apoio do Podemos à candidatura de Flávio no segundo turno.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“Se eu for presidente da República, em 2030 nenhum parente meu pode ser candidato”, afirmou.

O posicionamento contraria a possibilidade levantada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de Jair disputar novamente o Planalto em 2030. Flávio classificou a declaração do dirigente como “desencaixada”.

Um dos autores da PEC 4/2026, que pretende impedir nova candidatura de um presidente ao mesmo cargo, o senador afirmou que usaria a força política de uma eventual vitória para aprovar a mudança.

A restrição a familiares, porém, ainda não está no texto apresentado. Flávio defendeu alcançar parentes até o terceiro grau e indicou que os detalhes seriam discutidos durante a tramitação no Congresso.

Comente esta notícia