facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Julho de 2025
12 de Julho de 2025

18 de Outubro de 2011, 16h:31 - A | A

POLÍTICA / REI DA SOJA

Eraí Maggi teria recebido ‘privilégios’ financeiros na gestão de Blairo

O produtor prestará informações na AL sobre incentivos, cujos beneficiários são pequenos produtores

FERNANDA LEITE



O empresário rural, Eraí Maggi Scheffer, primo do senador Blairo Maggi (PR), e demais produtores, serão investigados pela Assembleia Legislativa por suposto ‘privilégios’ financeiros oriundos de incentivos para pequenos produtores. Os valores supostamente concedidos a Eraí não foram revelados. O incentivo é dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) por meio do Programa Especial de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Promat).

Em entrevista ao site RepórterMT, o secretário de Agricultura, José Domingos Fraga, disse que na época, a antiga Seder estaria sob o comando de Neldo Egon Weirich ,período em que Maggi era governador (2004-2008).

“O fomento era para os pequenos agricultores e não foram concedidos na minha gestão. A AL pediu informações, eu vou mandar os documentos que os deputados pediram. Ele [Eraí] tem direito a incentivos, mas não de pequenos agricultores”, afirmou o secretário de Agricultura.

Neldo nega que autorização de incentivo de pequenos produtores tenha passado por suas mãos. “Eu nunca vi documentos de autorização com nome de Eraí, eu que assinava as autorizações”, alegou.

O deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), disse que Eraí e demais agricultores de Mato Grosso (considerados de grande porte) serão investigados pelos incentivos recebidos da Agricultura Familiar. A verba na maioria dos casos contempla famílias que vivem em assentamentos rurais.

O autor do requerimento é o deputado  estadual Walter Rabello (PSD), mas este não foi encontrado para falar sobre o  assunto. A reportagem entrou em contato por telefone com o Eraí Maggi, mas também não obteve resposta. O celular do empresário estava desligado ou fora de área.

Comente esta notícia