Cuiabá, 01 de Novembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
01 de Novembro de 2026

27 de Abril de 2011, 20h:33 - A | A

POLÍTICA /

Eder "culpa" Maia por atraso nas obras para a Copa



INARA FONSECA  19h20
DA REDAÇÃO

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, afirmou hoje (27) que as obras da Arena Pantanal estão sete meses atrasadas. Segundo ele a demora foi causada em decorrência das burocracias e entraves impostos pelos órgãos de fiscalização.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

O presidente apontou as dificuldades com o atual secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Alexander Maia (PR), que segurou as licitações ambientais do projeto, como um dos agravantes para o atraso. "Demos para o Maia prazos para que as licenças sejam estabelecidas", disse.

O fato gerou saia justa no governo e o secretário Maia pode cair a qualquer momento. Nesta terça (27) ainda pela manhã a notícia da queda de Maia era patente em toda a imprensa. O fato não foi confirmado, mas espera-se para os próximos dias uma definição. Eder negou que tenha pedido a "cabeça" do secretário.

Outros agravantes apontados por Eder para o atraso é que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu os repasses do governo para o consórcio. Depois houve as questões do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que exigiu um parecer de auditoria diferente.

Para compensar o atraso, Eder Moraes tentará negociar com representantes do Consórcio Santa Bárbara/Mendes, responsável pela execução da obra, a possibilidade dos trabalhos serem realizados em três turnos. A meta do governo é concluir a Arena Pantanal em dezembro do próximo ano.

"Estamos trabalhando em regime de mutirão. A palavra agora é produtividade", afirmou o presidente.

Com apenas dois dias no cargo, Eder Moraes já lançou seis editais para contratação de empresas que irão realizar as obras de desbloqueio - intervenções imediatas para desafogar o trânsito para as obras de mobilidade urbana em Cuiabá.

Até agora menos de 23% das obras estão concluídas. Entretanto, o presidente da Agecopa é otimista. "A Copa irá acontecer em plenitude", declarou.

 

Comente esta notícia