Cuiabá, 03 de Fevereiro de 2023
logo

08 de Novembro de 2014, 10h:03 - A | A

POLÍTICA / PRESTAÇÃO DE CONTAS

Dezoito secretarias da prefeitura de Cuiabá já tiveram contas de 2013 aprovadas pelo TCE

DA REDAÇÃO



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está julgando as contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício de 2013. Até o momento, já foram analisadas as contas de 18 secretarias e órgãos, sendo todas aprovadas.

A correção das contas do primeiro ano de governo do prefeito Mauro Mendes foi destacada pelo conselheiro relator Valter Albano. Durante o julgamento, ele fez questão de parabenizar algumas Pastas pelo trabalho realizado.

"Tive a oportunidade de acompanhar, por meio do controle externo concomitante, o desenrolar de todas essas gestões no município de Cuiabá, que são descentralizadas, e nos deparamos com situações muito especiais do ponto de vista de boas práticas", afirmou.

A Procuradoria-Geral do Município, sob gestão do procurador-geral Rogério Gallo, foi alvo de importantes elogios por parte do conselheiro.

"Sinto-me no dever de realçar a figura expressiva do procurador-geral do Estado, que atualmente exerce o cargo de procurador do município, Dr. Rogério Gallo. Ele é realmente uma pessoa brilhante do ponto de vista técnico e extremamente ciosa do ponto de vista administrativo, por isso as contas estão assim", disse Valter Albano, após aprovar as contas da Procuradoria.

As mesmas monções elogiosas foram dedicadas ao secretário de Gestão da Capital, Pascoal Santullo Neto.

"Em relação também a esta secretaria, eu atribuo os mesmos comentários que fiz em relação à Procuradoria-Geral, de reconhecimento à ciosidade do gestor, e, inclusive, do seu empreendedorismo", declarou.

As contas das secretarias de Obras Públicas e de Comunicação, sob gestão dos secretários Marcelo Oliveira e Kleber Lima, respectivamente, também foram aprovadas e o desempenho dos secretários recebeu o reconhecimento de Valter Albano.

"O secretário Marcelo Oliveira não é um gestor, é um missionário. Ele vive a cidade de Cuiabá nos seus aspectos estruturais. Ele é uma pessoa admirável, porque se dedica integralmente à cidade. Quero prestar minhas homenagens a ele até com muita emoção. Esse moço é muito correto. Se tiver alguma coisa incorreta, pode escrever que é falha porque irregularidade ele não comete. A princípio, não cabe a um conselheiro fazer esse tipo de observação, mas nesse caso é questão de justiça. Cuiabá merece esse homem que se dedica de corpo e alma a essa cidade, em prejuízo até a si próprio", afirmou.

"Quero realçar a correção do trabalho do atual secretário de Comunicação de Cuiabá, o jornalista Kleber Lima, profissional reconhecido por todos nós e também se apresenta como um gestor coerente e responsável. Faço questão de fazer esse registro, pois é muito bem ver contas coerentes e bem organizadas", disse o conselheiro, após aprovar as contas da Secretaria Municipal de Comunicação.

Valter Albano ressaltou ainda o trabalho desenvolvido por Marcelo Bussiki à frente da Controladoria-Geral do Município.

 

"Marcelo Bussiki é auditor público esterno deste Tribunal de Contas e está cedido ao município, onde exerce essa função importante de titular da Controladoria-Geral. Ele é um auditor bastante cioso e, no meu entendimento, e em face de tudo o que acompanhei no controle externo concomitante na Prefeitura de Cuiabá, posso dizer que ele vem prestando um extraordinário serviço. Ao controlador, nossas homenagens pela sua seriedade", finalizou.

Trabalho conjunto – Na avaliação do controlador-geral Marcelo Bussiki, a aprovação das contas das secretarias é resultado do modelo de gestão adotado pelo prefeito Mauro Mendes e executado em conjunto por todas as Pastas.

"Desde o inicio de sua gestão, o prefeito Mauro Mendes tem cobrado especial atenção às questões orçamentárias da prefeitura. Temos no município um plano de pactuação de metas acompanhado diariamente por ele. As questões  orçamentarias são acompanhadas de perto por ele e por várias secretarias,  por se tratarem de ações transversais. É um modelo que ele implementou e está dando resultados, com a aprovação de todas as contas e até mesmo recebimento de elogios da Suprema Corte de Contas", afirmou.

Para garantir que todos os trabalhos fossem realizados em conformidade com a Legislação, a Controladoria-Geral, a Procuradoria-Geral, e as Secretarias de Gestão e de Planejamento e Finanças atuaram em parceria, fornecendo orientações e treinamentos aos servidores municipais.

"Nós visitamos todas as secretarias, apresentamos as instruções normativas que existem, criamos guias para fiscais de contrato e nos colocamos à disposição para tirar duvidas, assim como fez também a Procuradoria-Geral, que, em conjunto com a Secretaria de Planejamento, criou um núcleo de licitações para agilizar os processos e acompanhá-los passo-a-passo. Além disso, os servidores que atuam nas coordenações administrativo-financeiras fazem acompanhamentos nas próprias secretarias".

 

Contas Aprovadas – Até o momento, tiveram suas contas aprovadas as Secretarias Municipais de Cidades, Comunicação, Esporte, Fazenda, Gestão, Turismo, Trabalho, Desenvolvimento Urbano, Obras Públicas, Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos em Brasília, além da Controladoria-Geral, Procuradoria-Geral, Ouvidoria-Geral, FUNEC, Cuiabá-Prev e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá. As contas das demais secretarias ainda serão julgadas.

Comente esta notícia