facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Maio de 2024
22 de Maio de 2024

15 de Novembro de 2010, 10h:44 - A | A

POLÍTICA /

Detran só reabre na quinta-feira; sistemas novos estão sendo instalados



Previsão para concluir a troca dos sistemas era até esta terça-feira (16), mas por complicações operacionais, troca so deve terminar amanhã (17). Órgão reabre na quinta (18).

 

MIRO FERRAZ
DA REDAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informou que deve permanecer fechado para atendimento ao público amanhã (16) e quarta-feira (17). Conforme previsão, o órgão fecharia apenas na sexta (12) e terça (16), mas devido a complicações operacionais, a presidência decidiu manter a autarquia fechada na quarta-feira também.

“Estamos avançando 20 anos; o Detran estará apto a suportar a demanda crescente pelas próximas duas décadas ou mais”, avalia o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes (Doía). Para o presidente, o sistema utilizado atualmente se tornará coisa do passado a partir do próximo dia 18, que será um marco na história da autarquia. Nossa intenção era reabrir na quarta, mas vamos deixar para quinta para evitar tumultos desnecessários", diz o presidente.

Segundo Dóia,  o sistema novo tende a acabar com as filas e com a demora na conclusão de processos de licenciamento e habilitação. De acordo com ele, para que a troca de sistema ocorra e os dados possam migrar, o Detran precisa de tempo, não sendo possível realizar a troca com atendimento ao público em andamento.

Por isso, desde o dia 12 (sexta-feira),  não há atendimento  ao público. O mesmo acontece na terça e na quarta (16 e 17) nas unidades do Detran em todo o estado. “Vamos trabalhar internamente e o mais acelerado possível, para que na quinta-feira (18) possamos estar com os sistemas novos em pleno funcionamento” diz Dóia.

Os técnicos da empresa responsável pela migração dos dados, Ábaco Informática, explicam que a paralisação é necessária para que o banco de dados possa ser migrado da base atual para a nova plataforma. O corregedor Cláudio Cesar da Silva, que coordena a transição, disse que é importante “ligar” os novos sistemas em um dia útil e realizar operações na prática com os demais órgãos que compõe o sistema, como Cepromat, Denatran e Sefaz.

O Detran informa que o atendimento ao público será retomado no dia 18, quinta-feira, a partir das 8h da manhã.

Comente esta notícia