ANDRÉA HADDAD
A falta de consenso entre os advogados Maurício Aude e José Moreno, que polarizam a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), provocou o cancelamento do debate desta quinta (22), no Canal 05, da TV Rondon/SBT. O impasse se deu por conta da presença no local de Pio da Silva, que teve o registro de candidatura impugnado pela Comissão Eleitoral da OAB, mas ingressou com recurso.
Concorrendo pela situação, o vice-presidente da Ordem, Maurício Aude, garante ter concordado com a participação de Pio nas discussões por entender que favorece o processo democrático. Já o oposicionista José Moreno alegou que o debate deveria ser realizado entre os candidatos das chapas homologadas. Ele vê uma “manobra” do grupo de Aude para forçar a participação de Pio no pleito a fim de dividir os votos da oposição.
Por meio da assessoria, Moreno declarou que Pio tentou impor-se à emissora, mesmo com a decisão de impugnação da candidatura. “Não pudemos aceitar tal conduta que seria um desrespeito aos colegas e constrangeu o veículo de comunicação. Essa atitude não é construtiva e esperamos que o equilíbrio, a maturidade, a educação se imponham na reta final dessas eleições”, diz trecho da nota.
Moreno também classifica a Comissão Eleitoral da OAB de "lenta e incompetente" para julgar as impugnações às vésperas das eleições, em uma suposta artimanha a favor da situação. “Lutaremos para que haja a retificação nas cédulas eleitorais, atendendo ao mínimo de coerência e legalidade. Contamos com a união de todos para oxigenar a nossa Ordem dos Advogados do Brasil”, finaliza Moreno.
Confira a nota na íntegra
"O debate desta quinta-feira (22) no Canal 05 - TV Rondon SBT infelizmente foi cancelado. O Dr. Pio da Silva tentou impor-se à emissora, mesmo com a decisão de impugnação de sua candidatura. Não pudemos aceitar tal conduta que seria um desrespeito aos colegas e constrangeu o veículo de comunicação que daria a todos os advogados mato-grossenses uma oportunidade a mais de se informar sobre nossas propostas. O debate deveria ter sido realizado entre os candidatos das chapas homologadas. Essa atitude não é construtiva e esperamos que o equilíbrio, a maturidade, a educação se imponham na reta final dessas eleições. Lamentamos também a postura tardia, lenta, incompetente da Comissão Eleitoral em julgar as impugnações às vésperas das eleições, inclinando-se em prol da situação. Lutaremos para que haja a retificação nas cédulas eleitorais, atendendo ao mínimo de coerência e legalidade. Contamos com a união de todos para oxigenar a nossa Ordem dos Advogados do Brasil".
José Moreno
Candidato a presidente da OAB/MT
Chapa 02 - A OAB é Muito Mais