GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT
Um homem de 32 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil, no último sábado (23),por maus-tratos a animais em uma residência no bairro Industrial, em Guarantã do Norte (708 km de Cuiabá). A identidade dele não foi divulgada.
No local, os policiais encontraram quatro cães em situação de extrema vulnerabilidade e o cadáver de outro animal em avançado estado de decomposição.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Dupla invade casa e mata jovem com 7 tiros em Cáceres
Segundo a ocorrência, a equipe chegou ao endereço após denúncia e, ainda do lado de fora, constatou forte odor de decomposição, além de grande quantidade de moscas e cães debilitados. Os animais vivos estavam muito magros, ferimentos expostos, queda de pelos e olhos avermelhados com sinais de sangramento.
Com a autorização do morador, os policiais entraram na casa e confirmaram a cena de maus-tratos. Diante do flagrante, o criminoso recebeu voz de prisão e foi levado à delegacia, onde foi autuado por maus-tratos a animais e também por crime de poluição, já que o corpo em decomposição representava risco à saúde pública.
Os cães resgatados foram entregues a uma organização de proteção animal, onde receberão atendimento veterinário. Já o cadáver do animal foi retirado por familiares do homem preso.
Vizinhos relataram que o abandono e a violência contra os cães eram frequentes, com relatos de espancamentos e falta de alimentação.
A Polícia Civil reforçou que maus-tratos a animais configuram crime previsto em lei, sujeito a detenção, multa e outras penalidades.