VINÍCIUS ANTÔNIO
DO REPÓRTERMT
A Polícia Federal (PF) prendeu, hoje (23), 20 bandidos por integrar uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas. A Operação Avalanche foi deflagrada a partir de investigações conduzidas em Rondônia e alcançou alvos em Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.
Além das prisões, os agentes cumpriram 27 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho (RO).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com as investigações, o grupo era responsável pela logística, transporte, armazenamento e distribuição de entorpecentes. A PF também identificou indícios de ligação operacional com integrantes de outra organização criminosa, além da possível participação de um servidor público.
O inquérito teve início em janeiro de 2025, após a prisão em flagrante de um criminoso que transportava cerca de 797 quilos de cocaína em um caminhão frigorífico. A análise dos celulares apreendidos permitiu aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos no esquema.
Durante as apurações, a Polícia Federal relacionou diversas apreensões de drogas em diferentes estados, que somaram quase duas toneladas de entorpecentes. Os investigadores também encontraram indícios de movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada por alguns suspeitos, uso de terceiros para movimentação de recursos e possível prática de lavagem de dinheiro.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie, equipamentos eletrônicos, armas de fogo e munições. Todo o material será submetido à perícia e poderá auxiliar no avanço das investigações.
Os investigados poderão responder, conforme o grau de participação de cada um, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão.














