facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Agosto de 2025
05 de Agosto de 2025

05 de Agosto de 2025, 15h:15 - A | A

POLÍCIA / CHACINA DE SORRISO

Júri de pedreiro que estuprou e matou mãe e filhas terá restrição de pessoas e proibição de celulares

Gilberto Rodrigues dos Anjos será submetido a júri popular na próxima quinta-feira (07), a partir das 8h

VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



O julgamento de Gilberto Rodrigues dos Anjos, que será submetido a júri popular na próxima quinta-feira (07), a partir das 8h, será realizado no plenário da 1ª Vara Criminal de Sorriso e terá capacidade para 120 pessoas. Desse número, 20 lugares serão reservados para a imprensa.

Gilberto responde pelo assassinato de Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos; Miliani Calvi Cardoso, de 19; Manuela Calvi Cardoso, de 13; e Melissa Calvi Cardoso, de 10. Três delas foram estupradas pelo assassino. O crime aconteceu em novembro de 2023.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme já noticiado pelo RepórterMT, as regras para o julgamento foram determinadas pelo juiz Rafael Depra Panichella, da 1ª Vara Criminal de Sorriso, no último dia 31 de julho.

LEIA MAIS: Justiça proíbe transmissão de júri de bandido que estuprou e assassinou mãe e filhas

O magistrado proibiu a transmissão ao vivo do julgamento, bem como o uso de quaisquer aparelhos eletrônicos em plenário, tais como telefones, smartphones, gravadores de voz, tablets, câmeras, notebooks, entre outros. Apenas a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) poderá fazer gravações de áudios e vídeos referentes ao júri popular e, posteriormente, disponibilizá-los de forma controlada aos veículos de imprensa.

Quanto aos profissionais da imprensa, estes não poderão gravar vídeos ou áudios e ficarão proibidos de exercer qualquer atividade jornalística dentro do plenário. Chamadas e atualizações sobre o andamento do julgamento deverão ocorrer fora do plenário.

A participação da imprensa ficará limitada a apenas um repórter por veículo de comunicação, que deverá fazer credenciamento prévio.

Ainda de acordo com a decisão do juiz, familiares das vítimas também poderão participar do julgamento, desde que comprovem o grau de parentesco e proximidade.

Caso haja disponibilidade no local, outras autoridades poderão assistir, mas a manifestação pública dentro do plenário será proibida, a fim de evitar criar eventual politização.

As regras para o julgamento visam garantir o equilíbrio entre o sigilo do processo, que protege a imagem das vítimas, e a publicidade do caso, que permite a sociedade acompanhar e fiscalizar as decisões da Justiça.

Gilberto Rodrigues dos Anjos irá participar do julgamento de forma remota. Ele está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

O crime

Gilberto Rodrigues dos Anjos trabalhava em uma construção, em novembro de 2023, quando invadiu uma casa ao lado e matou Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos; Miliani Calvi Cardoso, de 19; Manuela Calvi Cardoso, de 13; e Melissa Calvi Cardoso, de 10.

Ele responde por homicídio qualificado, estupro e estupro de vulnerável.

Com relação à Clecy e Miliane, que são maiores de idade, o crime vem acompanhado de quatro qualificadores, sendo feminicídio, recurso que dificultou a defesa da vítima, meio cruel e meio para assegurar a execução de outro crime.

Com relação às vítimas menores de idade, Manuela e Melissa, além das quatro qualificadoras, ainda pesa sobre ele a qualificadora de ambas serem menores de 14 anos.

As quatro vítimas foram mortas pelo criminoso entre os dias 24 e 25 de novembro de 2023.

À polícia, ele contou que entrou na casa pela janela do banheiro e se deparou com Clecy no corredor. Ele a jogou no chão e a esfaqueou no pescoço.

Em seguida, ele entrou no quarto da filha mais velha e a do meio e também cortou os pescoços delas.

Por fim, ele entrou no quarto da caçula e a matou por asfixia.

Enquanto as vítimas agonizavam no chão, ele cometeu o estupro contra três delas, exceto a mais nova.

Comente esta notícia