Cuiabá, 01 de Dezembro de 2022
logo

31 de Dezembro de 2016, 15h:30 - A | A

POLÍCIA / SERRA DO CALDEIRÃO

Grupo sequestra seguranças, invade garimpo e troca tiros com a PM

Em ação com confronto, policiais resgataram os seguranças da mineradora que detém a exploração na Serra do Caldeirão

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Oito seguranças da Mineradora Santa Elina, na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (município a 483 km de Cuiabá), foram sequestrados, na última sexta-feira (30), por um grupo de aproximadamente 20 pessoas, que estavam fortemente armados e pretendiam invadir a área onde funcionava um garimpo ilegal em 2015.

A Polícia Militar foi informada da ação criminosa e foi até o local realizar o resgate dos vigilantes, com apoio de equipe médica e o do Corpo de Bombeiros.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ao avistar os policiais, os invasores reagiram e houve troca de tiros.

No momento da ação os seguranças conseguiram fugir para uma região de mata fechada, onde ficaram até serem resgatados.

Segundo a PM, os garimpeiros estavam fortemente armados e tentaram intimidar o cerco policial. 

Como a situação foi caracterizada de alto risco, a Polícia Militar aguarda reforço para montar outra operação para desocupar o garimpo.

De acordo com a imprensa local, que manteve contato com o Hospital Santa Casa e com a Polícia Militar, não houve feridos.

Invasões

Desde que foi desocupado, por determinação da Justiça Federal, o garimpo que ficou conhecido como a "Serra Pelada" de Mato Grosso, já teve várias invasões e os casos têm sido cada vez mais frequentes.

No início do mês passado, os policiais também foram chamados para conter uma invasão e precisaram usar granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispensar um grupo de 150 pessoas.

Na mesma semana, a PM interceptou oito pessoas e com eles apreendeu picaretas, enxadas, facas, facões e uma motocicleta.

No mês de junho deste ano, outros 20 garimpeiros foram presos por desobedecer à determinação judicial e entrar na área onde a exploração é permitida apenas pela mineradora.

Comente esta notícia

alexandre 31/12/2016

Botaram a PM pra correr ? Onde está o BOPE, na época do Travassos isso não aconteceria..

1 comentários

1 de 1