Bruno Luiz
UOL
O relatório de auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) divulgado na última terça-feira revela que a falta de padrão na filiação de aposentados e pensionistas reforça as suspeitas do órgão sobre a relação de diversas entidades que mantinham vínculo com beneficiários do INSS.
CGU destaca a situação de uma associação que fez 1.569 autorizações de desconto por hora em abril do ano passado. Em outro caso, uma entidade filiou apenas uma pessoa em um mês e mais de 187 mil em outro.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A controladoria identificou 10 entidades que fizeram mais de 100 mil a 250 mil autorizações de desconto nos meses com mais inclusões, entre 2023 e 2024. O volume de inserções chamou a atenção do órgão, que viu "eventual incompatibilidade" nos números. Segundo a CGU, considerando a quantidade de filiações/autorizações de desconto diárias em um regime de 20 dias mensais e oito horas de trabalho, cada associação precisaria realizar entre 778 e 1.569 inclusões por hora.
Entidade de Pernambuco teve maior volume de autorizações de desconto em apenas um mês, considerando os dois anos anteriores. A Abapen (Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação) realizou 251.074 filiações somente em abril de 2024. Para chegar a este número, a associação precisaria fazer 12.554 inclusões por dia e 1.569 por hora. O mês foi responsável por 78% das inserções realizadas pela entidade no ano inteiro. Leia mais em UOL.