VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
Dom Leonardo Steiner, que foi bispo da prelazia em São Felix do Araguaia (1014 km de Cuiabá), foi apontado pela agência Reuters como possível sucessor do Papa Francisco. O Conclave no Vaticano para a escolha do novo líder da Igreja Católica teve início na manhã desta quarta-feira (07) e é realizado a portas fechadas.
Leonardo Steiner tem 74 anos e é natural de Forquilhinha (SC). Aos 21 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM). Entre 1973 e 1978 cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ) e foi ordenado padra em 21 de janeiro de 1978 por seu primo, o cardeal Paulo Evaristo Arns, que foi uma importante figura de resistência à ditadura militar.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Steiner já atuou como professor e também é graduado em Pedagogia e doutor em Filosofia.
Sua nomeação como bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia foi feita pelo Papa João Paulo II, no dia 2 de fevereiro de 2005.
Atualmente ele atua como arcebispo metropolitano de Manaus e foi nomeado cardeal da Amazônia pelo Papa Francisco em 2022. O trabalho pastoral de Dom Leonardo Steiner é focado na Amazônia e no diálogo com os povos indígenas.
Brasileiros no Conclave
Além de Dom Leonardo Steiner, outros seis brasileiros participam do Conclave. São eles: Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos; Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos; Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos; Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos; Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos e João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.