facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

22 de Novembro de 2018, 10h:50 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO SEM SAÍDA

Ex-prefeito é preso por envolvimento com megatraficante ‘Cabeça Branca’

Eudes Tarciso Aguiar, ex-prefeito de Brasnorte, é alvo da ação da Polícia Federal nesta quinta-feira (22) em Mato Grosso e no Paraná.

DA REDAÇÃO



O ex-prefeito de Brasnorte (575 km de ao Norte de Cuiabá) Eudes Tarciso Aguiar (DEM) foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Sem Saída nesta quinta-feira (22). Ele é acusado de envolvimento com a organização criminosa liderada pelo megatraficante internacional Luiz Carlos da Rocha, conhecido como “Cabeça Branca”.

A PF cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Mato Grosso e no Paraná. A ação é mais uma fase da Operação Spectrum que prendeu "Cabeça Branca" em 1º de julho de 2017, que fez cirurgias plásticas no rosto e vivia como fazendeiro em Sorriso (397 km ao Norte de Cuiabá).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Aproximadamente 100 policiais federais cumpriram 18 ordens judiciais em Curitiba, no Paraná, e em Brasnorte, Tapurah, Juara, Nova Maringá e Cuiabá em Mato Grosso. São dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, cujo objetivo é reunir provas de crimes como lavagem de dinheiro, contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa, associação para o tráfico internacional de drogas, dentre outros delitos. Apenas com a operação desta quinta-feira, o patrimônio arrecadado deve ser de mais de R$ 100 milhões, considerando que somente em fazenda são mais de 11 mil hectares.

A operação está em sua quarta fase, tendo até o momento arrecadado aproximadamente R$ 500 milhões em patrimônio da organização criminosa comandada por Luiz Carlos da Rocha somente em solo brasileiro. Dentre os bens sequestrados estão 16 fazendas que, somadas, representam uma área de aproximadamente 40 mil hectares em Mato Grosso.

A cooperação entre a Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) possibilitou o encerramento de 41 empresas, apreensão de 42 mil cabeças de gado e o sequestro de 31 fazendas em solo paraguaio.

Nome da operação

O nome Sem Saída é uma alusão ao fato de que todos aqueles que participaram da organização criminosa ou de alguma forma se associaram a Luiz Carlos da Rocha serão identificados e responsabilizados, pois todas as informações levantadas no curso das investigações estão sendo minuciosamente analisadas, não deixando saída para tais suspeitos.

De acordo com a PF, esta é a maior operação da história do órgão na desarticulação patrimonial de organização criminosa com atuação no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Os presos estão sendo conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) onde permanecerão à disposição da Justiça.

Leia mais:

PF ‘invade’ mansões de traficantes em Mato Grosso e no Paraná; Veja vídeos

Comente esta notícia