facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

27 de Novembro de 2023, 15h:47 - A | A

POLÍCIA / 8 CASOS EM 5 MESES

Diretor da PCE é afastado após denúncia de facilitar fugas

Em nota, a Sesp informou que um administrativo para apurar o caso já foi aberto e a denúncia encaminhada para a Controladoria Geral do Estado (CGE), para a Polícia Judiciária Civil (PJC) e Ministério Público

CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTERMT



O diretor da Penitenciária Central do Estado (PCE), Arnold de Souza Pacheco, foi afastado do cargo pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), após a denúncia de que ele estaria negociando fuga de detentos da unidade prisional.

Em nota, a Sesp informou que um administrativo para apurar o caso já foi aberto e a denúncia encaminhada para a Controladoria Geral do Estado (CGE), para a Corregedoria da Polícia Judiciária Civil (PJC) e Ministério Público.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Um novo servidor já foi designado para ocupar o cargo de Diretor da penitenciária.

Nos últimos cinco meses, pelo menos oito detentos fugiram da penitenciária.

Entre os dias 8 e 12 de outubro, sete criminosos fugiram da PCE. Eles trabalhavam em uma fábrica interna, construída em um anexo do presídio, e teriam pulado um muro. O trabalho é uma das formas que os detentos encontram para tentar reduzir a pena.

Outra fuga que ganhou repercussão é a de Gilmar Reis da Silva, líder de uma facção na região sul do estado. Apesar de ser considerado um criminoso de alta periculosidade, ele foi transferido da PCE para o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, um presídio de segurança mínima, dois meses antes de fugir.

Além disso, em janeiro deste ano, a polícia desarticulou um grupo criminoso que construía um túnel nas proximidades da PCE, que seria utilizado para uma fuga em massa da unidade.

Leia mais - Criminoso de alta periculosidade que fugiu em VG foi transferido da PCE por "bom comportamento"

Sete criminosos fogem da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá

Bandidos cavam túnel para chegar até a Penitenciária Central do Estado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) não divulgou os nomes dos fugitivos ou mais informações sobre as buscas.

 

Comente esta notícia