facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2024
14 de Setembro de 2024

04 de Setembro de 2024, 17h:50 - A | A

POLÍCIA / CASO ZAMPIERI

Coronel acusado de financiar morte de advogado alega problemas psicológicos e tenta ser transferido para MG

O pedido será analisado pela juíza Anna Paula Gomes de Freitas, da 12ª Vara Criminal de Cuiabá.

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



O coronel do Exército Brasileiro Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, acusado de financiar a morte do advogado Roberto Zampieri, solicitou, nessa terça-feira (3), a transferência da Penitenciária Central do Estado (PCE) em Cuiabá para o Comando da 4ª Região Militar em Belo Horizonte (MG).

Leia mais: Justiça nega prisão domiciliar para coronel do Exército acusado de envolvimento em assassinato de advogado

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As justificativas para a mudança seriam problemas de saúde e a necessidade de atendimento psicológico contínuo, além da proximidade familiar.

Leia mais: Juíza não vê fatos novos e mantém presos acusados de matar advogado em Cuiabá

A defesa do militar também pontuou que ele tem problemas no joelho e precisa de tratamento ortopédico especializado.

O reeducando apresenta quadro clínico de gonartrose moderada a grave no joelho direito, necessitando de cirurgia com artroplastia total e tratamento ortopédico especializado, bem como sofre de lombalgia, condições que demandam acompanhamento médico especializado, sendo tais serviços mais adequados e acessíveis em Belo Horizonte”, ressaltou a defesa.

No pedido, a defesa destaca ainda a distância da família de Caçadini, que mora em Minas Gerais.

No mais, é certo que o contato com a família representa um pilar fundamental e possui valor inestimável para a ressocialização do reeducando, inclusive, um dos princípios que regem o sistema penal é o direito a visitas e assistência familiar”, pontuou.

Assim, considerando que a família do requerente reside na cidade de Belo Horizonte-MG, isto é, cerca de 1.575,6 km de distância da Comarca de Cuiabá-MT, torna-se excessivamente difícil e oneroso o deslocamento destes até a Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso, para ter contato com o reeducando, prejudicando sobremaneira seu direito de visitas e contato familiar”, completou.

O pedido será analisado pela juíza Anna Paula Gomes de Freitas, da 12ª Vara Criminal de Cuiabá.

Prisão

Caçadini foi preso no dia 15 de janeiro de 2024, em Belo Horizonte, acusado de ser o financiador da execução de Zampieri.

O assassinato aconteceu no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, no dia 05 dezembro de 2023. Zampieri foi assassinado com nove tiros, dentro do próprio carro, uma Fiat Toro, quando saía do escritório. O bandido ficou de tocaia, esperando o advogado sair.

Comente esta notícia