facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Agosto de 2025
19 de Agosto de 2025

19 de Agosto de 2025, 14h:30 - A | A

PODERES / USO DA GUARDA MUNICIPAL

Vereadores de Várzea Grande rejeitam denúncia para cassação de Flávia Moretti

Denúncia havia sido apresentada na semana passada por um municípe.

DO REPÓRTERMT



Os vereadores de Várzea Grande rejeitaram por 19 votos contrários e duas abstenções o pedido de cassação do mandato da prefeita Flávia Moretti (PL), por suposto uso irregular de policiais da Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG) em sua segurança pessoal. A denúncia havia sido protocolada por um munícipe na Casa de Leis na última semana.

O pedido entrou em votação nesta terça-feira (19), em sessão ordinária. A votação foi acompanhada pela secretaria de governo, Carol Mello, e o secretário de Defesa Social, inspetor da Guarda Municipal, Louriney Silva.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

À imprensa, a secretária Carol Mello defendeu que o uso dos polícias na defesa pessoal da prefeita é algo assegurado dentro da legislação federal, refutando a acusação de uso impróprio da corporação.

“Explicamos que esta denúncia era incabível, pois há a lei federal 13022 a qual diz que uma das funções da guarda municipal é realizar a segurança de autoridades e dignitários. Destacamos que é nossa missão, junto ao líder da prefeita, termos este tipo de diálogo com os parlamentares e esclarecer as dúvidas dentro da cordialidade e do respeito”, disse Carol.

Comandando a primeira sessão enquanto líder de governo, o vereador Bruno Rios (PL) garantiu que a gestão municipal prioriza a transparência e a legalidade.

“Esta é minha primeira sessão como líder do governo e sabemos do compromisso com a transparência de informações, pois foi assim que buscamos a reprovação desta denúncia”, conta.

Loriney, por sua vez, justifica e enaltece que a proteção institucional à prefeita, reforçando que se trata de dever legal e de respeito ao cargo, não apenas à pessoa dela.

“Estamos cumprindo a lei. É com orgulho que cumprimos essa missão. Cuidar de quem cuida da nossa cidade é um dever que abraçamos com o mesmo zelo que dedicamos a cada morador e ao patrimônio público. Ela é autoridade máxima do município e é prefeita 24 horas por dia, sendo assim, vamos garantir a segurança e tranquilidade para que ela possa exercer suas funções plenamente”, lembra Louriney.

Comente esta notícia