DO REPÓRTER MT
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a criticar a educação básica e, desta vez, afirmou que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) “é uma bosta”. A declaração foi feita nesta terça-feira (19).
Segundo Abilio, muitos alunos da rede pública chegam ao fim da educação básica sem domínio dos conhecimentos essenciais, como matemática e língua portuguesa, e acabam recorrendo ao Fies para ingressar em faculdades privadas de baixa qualidade, muitas vezes oferecidas no formato de ensino à distância (EaD).
Enquanto isso, estudantes de escolas privadas, com acesso a cursinhos e melhores condições de estudo, são os que conseguem entrar nas universidades públicas.
Jeff 25/08/2025
Ele errou por apenas uma vogal. \"Os mais abEstados...\", pois pra conseguir pontuar na prova do Enem precisa estar alinhado com o pensamento tosco da esquerda. Apenas os mais abAstados, são sagazes o bastante pra se fazer de 1d10t4s e conseguir passar na peneira vermelha do Enem.
Irene Messias 22/08/2025
Sou muito feliz, não esqueço jamais. O quanto lutei, para estudar na UFMT. Com foco e determinação. Em 1982 .Passei no vestibular pra nutrição e passei no concurso do INSS. Sou do meio rural, estudei somente em escola pública. E percebi que só mudaria minha vida se buscasse conhecimento. A UFMT é comprometida com o fortalecimento na busca pelo conhecimento. É muito forte! Fiz o curso de Direito em uma faculdade privada. Muito mais leve, mas também é preciso compromisso. Porque só valoriza o conhecimento. Quem tem o convencimento da necessidade de buscar. Sou grata eternamente pelo privilégio de ter estudado na UFMT...detalhe!!! Estudar lá não é pra qualquer um....Precisa estudar...!!!!
Aurélio 20/08/2025
Só olhar as obras pela cidade dos \"profissionais\" formados na UFMT, para ter noção do nível da qualidade do ensino. Infelizmente, como todo o ensino no Brasil, essa instituição também está sucateada, só não consegue fazer essa análise quem está emburrecido pelas ideologias idiotizantes à direita e esquerda neste país.
J s s 20/08/2025
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Antonio adejar/eng ftal 20/08/2025
Adentrei na ufmt por merecimento exame de vestibular ,hoje aparelhamento de esquerda somente.
Sidnei cordeiro 20/08/2025
sou cria da ufmt, e é sim uma bosta! falo de 4 anos da graduação de letras licenciatura em literatura@ 4 anos com 8 greves! professores recém formados e igualmente recém contratados com experiência nenhuma,chegando ao ponto de nós enquanto alunos estarmos corrigindo fala e aulas de profesores! LAMENTÁVEL!!!
CAREKOM 20/08/2025
ESSE AI FAZ PARTE DO GRUPO QUE SE DECLARA PATRIOTA,MAS TORCE PARA OS EUA. QUE SE DECLARA DEFENSOR DA FAMILIA, MAS TEM ALGUNS QUE ESTA NO 4 CASAMENTO. QUE SE DIZ CRISTÃO E CONTRA O ABORTO,MAS DEFENDE CANCELAMENTO DE CPF DE ALGUNS GRUPOS SOCIAIS. FICA A DICA CUIABÁ ABILIO NUNCA MAIS.... APRENDA, COM A EXPERIENCIA DA GETÃO 2025/28. MUITAS BESTEIRAS AONDA VAMOS OUVIR, ATÉ ELE SE DECLARAR deus
Gilson ramos 20/08/2025
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
CARA DE CESO 20/08/2025
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Walter 20/08/2025
Com muita razão sr Abílio, gente e só parar um pouco pra pensar que é pura verdade, quem passa em faculdades federal na maioria é quem vem de uma renda muito superior, bem depois são os pobres super esforçados, bem depois são os q reúne vários apetrechos pra conseguir Enem e depois dependem de fies, acumulando dívidas com o próprio governo q financiou e entra sem saber o básico.
Carlota Joaquina 20/08/2025
Isso é pouco diante do que todos os cuiabanos podem esperar diante deste 4 anos de mandato . Abílio só olha para a sobra e não para as pessoas
Bruno 20/08/2025
Quem crítica a UFMT pode até ver, é tudo velho que nem sequer tem ensino médio. Sou formado há 2 anos na área contábil e me formei tranquilamente lá, não dei importância pra preferência política de professor independente se é de direita ou esquerda, porque meu foco é o estudo, quem não sabe ignorar preferência política sequer tem cunho pra se formar numa faculdade.
Ricardo Pedroso 20/08/2025
Na verdade agora tá uma vergonha essa UFMT já foi boa em outros tempos.. Tem q melhorar sim.. agora qdo alguém levanta a voz .. faz críticas.. o povo acha ruim.. sinal q querem ficar do jeito q estar.. povo tem q ser inteligente.. apoiar as melhorias Só sabem criticar.. apresenta soluções.
Jeff 20/08/2025
A educação básica realmente é sofrível, e a educação superior foi obrigada a baixar seu nível de ensino pra conseguir aprovar esses alunos sofríveis da rede pública, senti isso no IFMT onde me formei. O prefeito está coberto de razão, mas o ego da galera não permite admitir isso. Na real, sem acesso a internet, nenhum desses \"profissionais\" formados pelas universidades públicas, consegue se virar.
Anderson Herane 20/08/2025
É discrepante as falácias e obrigatório o uso da Lei de Responsabilidade contra este ser político que atende a nossa Cuiabá. Abílio tá feio essa atitude dupla de interpretar o GÊNIO E O LOUCO na mesma cena e no mesmo filme..., até os mais artistas deste país como CHICO ANÍSIO, OS TRAPALHÕES, SÍLVIO SANTOS, JO SOARES, CACETA E PLANETA, SAI DE BAIXO, A GRANDE FAMÍLIA etc sabiam que há um limite a ser RESPEITADO para não gerar as AMBIGUIDADES e as consequentes NÃO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO que todo comediante nasceu para ser. A sua gestão é uma piada sim, mas são apenas os necessitados e os desesperados alienados ou aproveitadores que estão rindo contigo de tudo isso. Lamentável!
Edinaldo 20/08/2025
Fui professor da UFMT, toda minha família formou lá, meus filhos possuem altos cargos em grandes empresas como BB e TIM, e estão, ambos, em nível de assessoria da diretoria. A UFMT, tem grandes pesquisadores com reconhecimento internacional, poderia citar nomes, mas não é o caso. Mas entendo a ignorância (falta de conhecimento) de nosso não tão ilustre prefeito, não teve o privilégio de sentar nos bancos da UFMT, reage pelo \"falso imaginário\" que tem. Quem sabe o seu secretário - premiado arquiteto- possa lhe passar melhores informações sobre nossa querita e competente UFMT.
Nilton 20/08/2025
Interessante, tanta gente falando mal de um prefeito que tem mais de 70% de aprovação.
Ricardo Pedroso 20/08/2025
Cara UFMT já foi boa.. agora é uma porcaria.. vcs precisam analisar melhor a colocação.. Meu filho tava quase 5 anos estudando na UFMT e só tinha greve. Um professor dele ia ser transferido pra Rondônia.. 90 dias antes não ia dar aula pq tava preparando a mudança A que ponto chegamas Pra ele se formar tive q pagar uma Faculdade particular Já foi ótima agora não vale nada.
Gustavo 20/08/2025
Parabens Cuiabá. Trocou o médico pelo maluco.
Eva Dias 20/08/2025
Eu só estudei em Escola Pública, na época que era vestibular, fui aprovada para a UFMT. Fiz Serviço Social, fui aprovada em um concurso municipal, em três concursos do Estado. Sou realizada. Tenho pena de quem fala asneira e sem noção do privilegio de ser graduada/o por uma Universidade Pública Estadual ou Federal.
Dorotis 20/08/2025
Conheço muitos amigos e amigas que estudaram nas escolas municipais hj estudam na UFMT, vai de cada pessoa de alcançar seus objetivos, e enquanto esse prefeito de Me..., tem que respeitar a população Mato-grossense, mas como os outros dizem a batata dele tá assando
Jesus carlos venancio 19/08/2025
Voce prefeito Abilio abestado voce nao consegue entrar mesmo sua incapacidade e notoria e explicita demais. A sua ignorância em abrdar o tema e consequencia do estudo ridiculo que teve na sua infancia tamanha e sua falta de cultura e ou conhecimento da escolaridade do nosso pai. Voce e uma pessoa totalmente insesivel e s cinhecimento do ensino pu lico. Acredita quea sua tabuada da vida e vergonhosa tanto quanto sua atitudes grotescas Para o seu conhecimento inutil , sem mais palavras.
Paulo 19/08/2025
Eu acho que Abílio não tem freio na língua um prefeito que e uma vergonha para nossa querida Cuiabá e fácil ele falar da UF/MT, e só ele pagar escola particular então para todos esse prefeito aí só fala merda não respeita os professores que se dedicam ao seus trabalhos
José Marques BRAGA 19/08/2025
A forma de tratamento de uma pessoa exprime o que ele é e entende do que fala. É lamentável vê uma autoridade agindo neste nível. Sem entrar em detalhes, mas é triste ver os destinos de um povo num debate tao razo.
Abílio é Enrustido 19/08/2025
Abílio deve ter uma moça presa dentro dele kkkkk toda semana ele arruma alguém pra criticar. Se a UFMT é uma besta ele é o que? Faça-me o favor meu caro, recolha-se ao buraco de onde saiu; viveu a vida toda as custas da Igreja do Avô, estudou arquitetura em universidade privada, engajou na política ludibriando a boa fé de milhares de eleitores e hoje presta um desserviço às terras de Moreira Cabral! Há se nossos grandes baluartes da política mato-grossense pudessem ver o que se tornou o Palácio Alencastro, e o nível ético-moral do chefe da capital destas terras! Sem dúvida, uma grande lástima aos tempos de uai cuiabania forte e soberana, um reflexo político doentio, atípico dessa gente ordeira e progressista! Que nas próximas eleições saibamos fazer boas escolhas, e exercer a cidadania votando em quem realmente possa lutar para fazer o melhor a esta cidade, terra douro de Pascoal Moreira Cabral.
Marlene Leite Soares 19/08/2025
É cada absurdo que se lê aqui. Eu me formei na UFMT. Sempre estudei em escola pública.
Wilker freitas 19/08/2025
Digamos que existem exceções, porém, se há exceção logo há uma regra.
Zenaide 19/08/2025
Coitado não sabe o que fala esse aí.. é igual os Crentes Evangélicos que assistem novelas da globo, Mentem, bebe cerveja, traí a esposa.. na igreja prega e ouve a palavra de Deus mas fora faz um Inferno .. só pagam de postura reta..e outra é um INCOMPETENTE não dá conta de organizar as escolas e quer Terceirizar
Edmilson 19/08/2025
Só lembrando que Cuiabá foi quem escolheu isso aí como prefeito.
Se 19/08/2025
Eu estudei em Escola Publica, onde minha mãe biológica era analfabeta, meus professores eram chamados de mestre. entretanto não tinha cotas pra negros, brancos, indios e amarelo. Com essa porcaria de cotas pra alunos em universidades e concursos, vimos o que está acontecendo com a educação. Professores não querem nada com a dureza. Exemplo. Vai ao SEDUC, e veja professores com desvio de função.
ROBERTO SOUZA E SILVA 19/08/2025
Então, prefeito, a bola tá contigo agora, vai lá e RESOLVE. A fase de criticar na internet passou, era quando vc era um peso morto na câmara e vivia de gravar vídeos e atrapalhar o que já era ruim. Agora chegou a hora de trabalhar, educação básica é obrigação SUA, como prefeito. Acho que o sujeito já deve ter se arrependido de ser prefeito, agora precisa trabalhar, coisa que ele NUNCA fez na vida. Faça algo de útil pra população que acreditou em vc e por tabela ajudou o Brasil a ficar melhor tirando vc de Brasília e ficando com vc pra eles. Lacração não vai RESOLVER os problemas, taokey?
Silvia 19/08/2025
A linguagem chula é marca registrada deste prefeito. Quando ele foi deputado federal, o que ele fez para aprimorar o ingresso na UFMT e melhorar a educação pública? Ele é \"tão bom\" que quer privatizar a educação municipal, criminaliza educadores e ainda ridiculariza e expõe crianças.
Consuelo 19/08/2025
A que ponto chegamos, hein? Parabéns pra quem votou nesse ..kkkk
Suise Monteiro Leon Bordest 19/08/2025
Elegem um mentecapta para governar uma cidade e esperam o que?
Taekwonjitsu Ninja Gaiden 19/08/2025
Uma pena a falta de equilíbrio emocional do nosso prefeito. Pra discordar, pra criticar e se opor, tem que ter inteligência emocional... Eu tbm sou de direita, mas abomino falas irracionais e generalizadoras como essa do nosso prefeito emocionado. Tá com raiva da professora militante do tôdes e por isso se acha no direito de usar expressões de baixo calão contra todo um grupo (bem heterogêneo) sem pensar nas consequências da exposição da sua ira... Queria mais políticos com a inteligência emocional do governador de São Paulo, Tarcísio, nosso futuro presidente. Chega de maluco sem noção representando a direita.
José 19/08/2025
Graças ao incentivo de pesquisas nas Universidades Federais, que hoje o cerrado é grande produtor de grãos do mundo. Agora como o prefeito sempre gostou das coisas fáceis e nunca gostou de estudar, é cômodo sair por aí falando merda.
Maria 19/08/2025
Você precisa de assessoria melhor, vc fala muita merda,bosta é vc e sua gestão.
Ismael 19/08/2025
Meu filho se formou na UFMT Desde a pré-escola sempre foi em escola pública Que o ensino básico é fraco isso fato. Mais é preciso que o aluno se dedique aquilo que almeja.
MARLY PINTO DE MATOS 19/08/2025
Gente, não se espante esse é do grupo ant-vacinas, não entende nada de nada, quanto mais de Educação!
João Ninguém. 19/08/2025
Bom, pelo visto o atual prefeito só estudou em escolas particulares para criticar tanto a educação pública no âmbito municipal e estadual, porque ele então não valoriza mais os professores para que desempenhem um bom trabalho educacional.
Shirley 19/08/2025
Eu acho que ha discriminação social na UFMT. pobre so entra se for classificado como preto ou indigena. O tal da COTA. o retorno das vagas sao separadas para os filhinho de papai, mesmo que sejam maconheiros e idiotas. Mostrou a carteira, digo, a conta bancaria. entra!
Próprio 19/08/2025
Está certo, UFMT é um estraga jovens. Outro dia vi o professor Haroldo dizer que só na área dele, de 25 professores 22 são canhota, vão direcionar os alunos pra onde heim?
Francisco Gomes 19/08/2025
Na verdade UFMT é uma bolha que só entrega pra dentro. Não se vê participação da comunidade e nem entrega para a sociedade. Realmente deixa a desejar sendo uma Instituição pública
Formou lá? 19/08/2025
Formou lá??? Então cala sua boca de boat@. Bafento.
Josi 19/08/2025
Kkkkk coitado, bosta é ele
45 comentários