APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), disse que vai recorrer ao Governo do Estado para conseguir recursos para cumprir os pontos elencados no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura da Capital e o Ministério Público após a intervenção na Secretaria Municipal de Saúde, que ocorreu na gestão de Emanuel Pinheiro (PSD).
“Os articuladores que tem no Governo Federal estão informando que lá não tem esse recurso, não é nem só para mim, não tem para ninguém praticamente e aí acredito que o Governo do Estado deve ser o caminho mais próximo para a gente buscar apoio”, disse em conversa com a imprensa nessa terça-feira (30).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme o gestor, até o momento foram cumpridas aproximadamente 40% das responsabilidades previstas no TAC. O principal empecilho é justamente a falta de recursos.
“A gente tem que fazer muita coisa ainda, muita reforma, muita melhoria, tem muitas coisas na área da saúde que tem que ser feitas e a gente não tem o recurso para fazer isso”, afirmou.
LEIA MAIS - TAC não depende da assinatura de Emanuel e se ele não cumprir, intervenção pode voltar
“Eu quero concluir algumas obras e principalmente na saúde tem muita obra parada. Nós precisamos de recurso e não tem, não tem fonte nem de recursos do Governo Federal e nem do Governo Estadual, não tem recursos para fazer essas conclusões”, acrescentou
Entre as coisas que o prefeito não consegue fazer por falta de dinheiro é a troca da mobília das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital.
O prefeito disse que está buscando diálogo com interlocutores como o secretário-chefe da Casa Civil e deputados que podem ajudar na interlocução com o Governo Federal. Além disso, ele deve se reunir nos próximos dias como o governador Mauro Mendes (União) e um dos temas a serem tratados é o TAC da saúde.
O TAC foi firmado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da então interventora Daniela Carmona, sendo homologado pelo desembargador Orlando Perri. Carmona é a atual secretária de Saúde de Cuiabá.