facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Agosto de 2025
06 de Agosto de 2025

16 de Março de 2023, 08h:10 - A | A

PODERES / ELEIÇÕES 2024

PSB de MT aprova federação com PDT e Solidariedade

Deputado Max Russi diz que aliança favorece partido em municípios de maior peso eleitoral

RAFAEL COSTA
DO REPÓRTER MT



O presidente do diretório estadual do PSB, deputado estadual Max Russi, considera que a decisão do partido em abrir negociações para consolidar uma federação com o PDT e o Solidariedade vai apresentar impactos positivos em Mato Grosso desde que concretizada ainda no primeiro semestre deste ano, conforme prevê o cronograma dos partidos em âmbito nacional.

A declaração foi dada em entrevista ao RepórterMT durante a solenidade de entregas de máquinas ao município pelo governo do Estado na área da agricultura familiar na tarde de terça-feira (13) em Várzea Grande.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"É uma aliaça que em Mato Grosso produz o melhor resultado possível. Vai permitir a formação de chapas competitivas para vereadores e prefeitos, principalmente nos três maiores colégios eleitorais que são Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Estou muito confiante de que o cenário político-eleitoral ao PSB só vai melhorar nos próximos pleitos. Estamos numa onda crescente", disse.

Na quinta-feira (9), a executiva nacional do PSB aprovou a proposta de formação de uma federação com o PDT e o Solidariedade. A decisão autoriza oficialmente o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, a conduzir as negociações para as disputas de 2024 e 2026.

A expectativa é de que os detalhes de um eventual acordo sejam discutidos nos próximos meses. A ideia é que, neste momento, as três siglas apresentem as suas prioridades para as eleições municipais de 2024. O principal entrave do PSB-PDT e Solidariedade é fechar consenso para candidaturas a prefeitos em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Salvador.

Os partidos podem decidir se unir por meio das federações para disputar uma eleição. A aliança é válida pelo período de quatro anos. Esse arranjo – que leva em conta o alinhamento ideológico – deve ser mantido durante todo o mandato dos representantes eleitos pele federação ou os partidos poderão sofrer punições eleitorais.

A principal vantagem da federação é que o arranjo tem o potencial de ampliar o número de vagas no Legislativo a que os partidos terão direito, já que os votos recebidos por toda a federação vão contar na definição dos parlamentares eleitos. Também permite aos partidos federados atingir a cláusula de desempenho.

Comente esta notícia

Hildeson Rodrigues Moreira 16/03/2023

Se for bom pra todos .pra mim é ótimo.

positivo
0
negativo
0

1 comentários