facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Maio de 2024
20 de Maio de 2024

07 de Maio de 2020, 11h:17 - A | A

PODERES / VEREADOR CASSADO

Presidente da Câmara anuncia recurso para impedir volta de Abílio Júnior

Misael Galvão diz que legislativo vai provar à Justiça licitude e idoneidade do processo que declarou a perda do mandato do parlamentar

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), informou durante sessão plenária, na manhã desta quinta-feira (07), que irá recorrer da decisão judicial que determina o retorno de Abílio Júnior à Casa de Leis. A determinação anula o ato do parlamento que cassou o mandato de Abílio.

Em comunicado, lido pelo presidente, ele afirma que respeita a decisão judicial e, que nessa fase o processo é analisado muito superficialmente e, que agora, cabe à Câmara mostrar a licitude da cassação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Essas situações são comuns na análise de liminares, pois nessa fase, o processo é analisado muito superficialmente. Para nós [vereadores], que conhecemos todo o processo, não deixa de causar surpresa, mas entendemos e, acima de tudo, respeitamos a decisão judicial, é claro. Agora, cabe a nós, que temos certeza da licitude e idoneidade do processo, aguardar a intimação para poder mostrar que ocorreu tudo dentro da legalidade”, disse Misael.

Apesar da escolha do presidente, alguns vereadores se posicionaram contra e chegaram a enviar um ofício para Misael, na quarta-feira (6), pedindo que ele não recorresse. 

Assinaram o documento Dilémario Alencar (PROS), Felipe Wellaton (Cidadania), Clebinho Borges (DC), Diego Guimarães (Cidadania), Lilo Pinheiro (PDT), Sargento Joelson (PSC), e Viniyius Hugueney (PP).

Decisão

A Justiça suspendeu os efeitos da cassação, em uma decisão do juiz Carlos Roberto Barros, da Quarta Vara de Fazenda Pública da Capital.  

O magistrado também determinou que caso a Casa de Leis não cumpra a determinação, a pena diária será multa de R$10 mil. 

Cassação

Abílio foi cassado em uma sessão que durou 13h, no dia 6 de março, por 14 votos favoráveis e 11 contrários ao parecer da Comissão de Ética. Com isso, ele ficou inelegível por oito anos. O parlamentar cassado, duas semanas depois, recorreu à Justiça com uma ação anulatória de ato administrativo.

A Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá instaurou o processo disciplinar que apurou uma representação feita pelo suplente de Abílio, o ex-vereador Oséas Machado (PSC), “em virtude de ter praticado de forma reiterada e conscientemente atos incompatíveis como decoro parlamentar, por abuso de prerrogativas constitucionais asseguradas ao vereador”.

Júnior foi acusado de quebra de decoro. Dois pontos pesaram contra ele, ter entrado no Hospital São Benedito para fiscalizar documentos e ter, em tese, coagido servidores  e também um vídeo onde aparece dizendo ter sido ameaçado de morte por outros vereadores sem ter provas.

Abílio sempre se declarou inocente e que estava exercendo seu papel de fiscalizador. Além de acusar os colegas de uma perseguição política.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

ROSINO BOMFIM 08/05/2020

DESDE QUANDO É CRIME UM VEREADOR FISCALIZAR O PREFEITO ????????????????????????????????????????????????????????????

positivo
0
negativo
0

ROSINO BOMFIM 08/05/2020

ABÍLIO PRA PREFEITO DE CUIABÁ !!! É O ÚNICO QUE PEITA O PALETÓ E SUA TURMA...PERDEU MISAEL !

positivo
0
negativo
0

ROSINO BOMFIM 08/05/2020

ABÍLIO PRA PREFEITO DE CUIABÁ !!! É O ÚNICO QUE PEITA O PALETÓ E SUA TURMA...PERDEU MISAEL !

positivo
0
negativo
0

WILSON Duarte 07/05/2020

Esse sujeito ficou mala.

positivo
0
negativo
0

MARIA FLOR DOS SANTOS 07/05/2020

Esse otário tem rabo preso a presença do Abílio tá incomodando ele,Toninho,Renivaldo,Oséias caras covardes sem prestígios sem ética e fazem parte da Comissão de ética da Casa dos Horrores por se vê a moral desses espertalhões achando que o Abílio os exterminarão das mantas em grupo das roubalheira.

positivo
0
negativo
0

Ramão Benites 07/05/2020

Decisão judicial cumpra ou sobra para você presidente

positivo
0
negativo
0

ANA LUCIA 07/05/2020

VEREADORZINHO PORCARIA

positivo
0
negativo
0

7 comentários

1 de 1