facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Junho de 2026
24 de Junho de 2026

15 de Março de 2017, 18h:27 - A | A

PODERES / OPERAÇÃO SODOMA

MPE confirma caixa 2 na campanha do petista Lúdio Cabral

Lúdio declarou a Justiça Eleitoral gastos R$ 221 mil com combustíveis, entretanto, testemunhas afirma ter sido de cerca R$ 2 milhões

ALCIONE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO



Denuncia relacionada à Operação Sodoma oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE) afirma que a chapa Lúdio Cabral (PT) e Francisco Faiad (PMDB), que concorreu à prefeitura municipal de Cuiabá em 2012, praticou crime de caixa 2, quando o dinheiro usado não é declarado a Justiça Eleitoral.

De acordo com a promotora de justiça, Ana Cristina Bardusco, a investigação aponta que, na prestação de conta da campanha, consta que foram gastos R$ 221 mil com combustíveis, entretanto, testemunhas confirmaram que foram gastos cerca de R$ 2 milhões.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A informação foi reiterada pelo então gerente do Posto Marmeleiro , Afonso Gleidson Teixeira, que apresentou  três notas fiscais emitidas pela empresa sobre a operação. A NF nº 5990 no valor de R$ 58 mil, a  NF nº 6273 de R$ 15 mil e a NF nº 6236 de R$ 148 mil. “O remanescente do valor, a compor o caixa 2 da campanha, pendente de pagamento”, cita a promotora na denúncia.

A Operação Sodoma, que está na quinta fase, investiga suposto esquema que teria somado R$ 8,1 milhões em propina. O esquema teria ocorrido em compras fraudulentas de combustível da Auto Posto Marmeleiro e da Saga Comércio e Serviço de Tecnologia e Informática Ltda. Os sócios Juliano Volpato e mais um pagaram valores que somaram o montante  entre 2011 e 2014 em troca da contratos ilícitos com o Governo do estado, via Secretaria de Estado  de Administração.

Conforme a denúncia, o valor de  R$ 1,7 milhão não declarado foi pago para a Marmeleiro após a campanha, por meio dos desvios promovidos pelo então secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad (PMDB), que foi vice de Lúdio na eleição municipal.  

A reportagem ligou para os celulares do ex-vereador Lúdio Cabral que estavam desligads. Em reiteradas vezes o petista já negou a pratica de Caixa 2. 

 

 

 

 

Comente esta notícia