DA REDAÇÃO
O Governo do Estado anunciou que a Secretaria de Saúde do Estado (SES) está elaborando uma proposta de solução para reabrir a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que está fechada desde o dia 11 de março e não paga os salários dos servidores há sete meses.
O comunicado foi feito por meio de nota, na noite de terça-feira (23), após o governador Mauro Mendes (DEM) cumprir agenda em Brasília e ter tido a visita do ministro da Saúde, Luiz Mandetta, em Cuiabá, na segunda-feira (22).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Na nota, o Governo destaca que a medida ocorre por conta da inércia da Prefeitura e da direção do hospital filantrópico. O plano deve ser apresentado ainda nesta semana.
“Considerando que até o momento nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital; o governador Mauro Mendes determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de uma proposta de solução (Plano de Viabilidade) para a reabertura desta importante instituição”, diz a nota encaminhada pelo Governo a imprensa.
O ministro da Saúde se comprometeu em ajudar, mas exige que seja apresentado um plano de recuperação econômica da unidade, que até o momento não apresentou dados seguros, nem mesmo de quanto é a dívida da instituição, sendo que o último relatório aponta o montante de R$ 118 milhões.
A Assembleia Legislativa também disponibiliza R$ 3,5 milhões para repassar para o pagamento de salários.
Veja a nota na íntegra
INFORME SOBRE A SANTA CASA
Considerando os graves problemas ocasionados à saúde pública com a interrupção dos relevantes serviços prestados pela Santa Casa de Cuiabá, fechada a 41 dias;
Considerando que a falta de leitos de UTI pode ocasionar risco a pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade;
Considerando que até o momento nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital;
E, considerando reuniões, com presença de representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, inclusive com o Ministério da Saúde, o governador Mauro Mendes determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de uma proposta de solução (Plano de Viabilidade) para a reabertura desta importante instituição.
A proposta em questão deverá ser apresentada, pelo Governo do Estado, até o final da próxima semana.
Próprio 24/04/2019
Com que moral vai ficar o paletó heim?
1 comentários