MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (DEM) está preocupado com uma possível rebelião em presídios de Mato Grosso, pois o Governo está com dificuldades de pagar as empresas que fornecem comida aos detentos, devido à crise financeira nas contas públicas do Estado. Segundo Mauro, os líderes das facções podem ordenar uma onda de ataques pelas cidades de Mato Grosso, assim como acontece no Estado do Ceará.
Mauro falou sobre situação durante uma reunião com empresários, no início desta semana, no Palácio Paiaguás. Na oportunidade ele foi questionado sobre a série de medidas, como o aumento de impostos às empresas, para tirar Mato Grosso da crise.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Claro que a mudança de tributação gera desconfiança, concordo com os senhores. Mas o que mais gera insegurança e espanta investidor é um estado que não cumpre o seu papel. Daqui a pouco, se nós não pagarmos a comida dos presos vai ter rebelião em Mato Grosso. Vai morrer gente. Aí os caras [líderes de facções] vão determinar, por falta de comida lá dentro o mesmo que vem acontecendo no Ceará. Isso sim é muito pior para o Estado”, destacou o gestor.
No Ceará os ataques tiveram início em 2 de janeiro depois que o governo aumentou a fiscalização para impedir a entrada de celulares nas cadeias, além de proibir que presos da mesa facção ficassem reunidos em uma mesma ala, como forma de desarticular o crime organizado.
Irritados com as medidas, os principais líderes de facções já ordenaram mais de 150 atentados em várias cidades do Ceará, como incêndio a ônibus, explosão de pontes, disparos em agências bancárias e ataques a prédios públicos.
Para evitar uma situação semelhante em Mato Grosso, Mauro tenta recuperar as finanças do Estado e pagar os fornecedores da Segurança Pública e de outras áreas.
Uma das principais medidas para gerar economia e aumentar a arrecadação dos cofres públicos é o ‘pacotão’ de projetos de lei que foi enviado para aprovação dos deputados na Assembleia Legislativa.
A equipe econômica do Governo pretende reduzir secretarias, demitir mais de 3 mil cargos comissionados e extinguir seis empresas públicas. Outro projeto importante – na avaliação do Governo – é a cobrança do imposto do novo Fethab, que pode aumentar a arrecadação do Estado em mais de R$ 900 milhões.
Além disso, Mauro também enviou à Assembleia um decreto de calamidade financeira que também precisa ser aprovado pelos parlamentares.
Com o decreto, ele espera flexibilizar a vinda do FEX [Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações], no valor de R$ 500 milhões, através de um crédito suplementar do Governo Federal. A medida também ajudará o Governo a renegociar empréstimos bancários, principalmente com o Bank Of America, no valor de R$ 250 milhões por ano.
De acordo com Mauro, o déficit nas contas públicas é de R$ 3,9 bilhões em 2019.
Leia mais
Decreto de calamidade deve ser aprovado pelos deputados na próxima terça
















Pardal 21/01/2019
Só para lembrar ao Governador de MT, o Fórum Sindical e suas assessorias, que em caso de calamidade pública, deve-se rever a Ata de transmissão de Cargo de Governador de MT, quanto o governador Pedro deixou nos cofres públicos do Tesouro de imediato e os valores a receber; Tudo deve ser somado; bem como os restos a pagar a curto , médio e longo prazos. Mesmo em caso de insolvência Financeira, Guerra Civil e Catástrofes da Natureza como Terremoto, Alagamento, os servidores públicos, aposentados e pensionistas devem receber primeiro, depois os fornecedores, e depois os bancos e grandes empresas, que tem os seguros envolvidos. Vamos estudar as Leis de Falências, Concordatas e grandes riscos por favor.
Futuro americano 21/01/2019
Sistema penitenciário é alto sustentável,,,SC é exemplo,,,Crie uma autarquia, com autonomia e trabalhe a mao de obra do preso....Só pensar.....
Servidora 20/01/2019
Pois é caro colega servidor estamos há 30 dias sem salários e ninguém aguenta mais essa ladainha que nao tem dinheiro, vc vai ver é mais uma desculpa para atrasar mais nossos salários quando chegar dia 30/01 vai usar este argumento ai, e pior dando idéia para os malandros fazerem motim....affe de saco cheio desse incompetente
SERVIDOR 20/01/2019
Interessante essa preocupação do Governador Mauro com os presos e os servidores públicos do executivo que estão quase trinta dias de salario atrasado e devendo para muita gente o senhor não teme que alguns se suicide por não aguentar a pressão emocional? O senhor deve esta preocupado é com os seus parceiros empresários e não com presos porque o senhor demostra que não se preocupa com ninguém além dos grandes empresários e recebedores de incentivos fiscais igual ao senhor..
Wilson Vidal 20/01/2019
Já estou achando que Pedro Taques é melhor admistrador do o atual governador, foi só passa o bastão que o dinheiro sumiu, tudo virou uma calamidade!!!
Eu 20/01/2019
Nossa por que não tira do dinheiro qe paga p qem está preso é muito fácil matar um e fica presei recebendo do governo ao invés de pagar salários para eles paga a comida
Tiao bobao 20/01/2019
Esse governador e um medíocre empresário falido que tá doido pra fazer algo com essa conversa de crise.Como tem milhões pra investir em mídia pode arrotar qualquer coisa no MT porém o povo tá de olho e a maioria tá largando de ser trouxa.
Fernando 20/01/2019
Ele já deixou bem claro, de que lado irá ficar, do lado dos bandidos e não dos mocinhos. É pra cabar, hein? Governador BUNDÃO. KKKKK.
Lauredi Volmir Roman Ros 20/01/2019
Penso que todos os governantes deveriam mostrar o último extrato do ano da conta para ver se tem dinheiro ou não. Como fez o governador de Goiás
Adriano AAC 20/01/2019
Com esse pensamento está claro que esse MM se importa mais com presidiários...do com os TRABALHADORES DO EXECUTIVO QUE ESTÃO SEM RECEBER E TAMBÉM ESTÃO COM FALTA DE ALIMENTOS.....uma total inversão se valores....PERGUNTO SE O AUXÍLIO RECLUSÃO TAMBÉM ESTA ATRASADO?????
Eleitor Feito de Trouxa 20/01/2019
Parece que o governador está arregando para os presidiários.
Teka Almeida 20/01/2019
Se colocarem esses VAGABUNDOS para trabalharem, se sustentarem, não necessitaria estar preocupado com o que vão comer para ficarem planejando atentados.
Moro neles 20/01/2019
Governador acabou de deixar claro que presos QUE manda..Acabou de promover um bando de vagabundo terroristas em "LIDERES DE FACÇÃO" com poder e já colocando medo na sociedade...O governo FEDERAL tinha q federalizar o sistema, por que depender do governos estaduais sao promoções e promoções a vagabundos...Vagabundos terroristas se resilve e na borracha e no lacrimogenio...Deputado Estadual Joao Batista tem base nessa conversa usar vagabundos como LIDERES? Quero ver o governo ter saco para retirar tomadas e fios das celas para evitar o uso dos celulares.....A SOCIEDADE esta fudida, um governo promovendo em Lideres vagabundo terroristas...
13 comentários