Cuiabá, 30 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
30 de Setembro de 2026

03 de Janeiro de 2023, 07h:00 - A | A

PODERES / CAOS NA SAÚDE

Mauro manda interventor abrir leitos de UTI covid em Cuiabá; "Nenhum cidadão conta com a prefeitura"

A Secretaria de Saúde de Cuiabá está sob intervenção do estado, há uma semana, por determinação do desembargador Orlando Perri

RepórterMT

Mauro garantiu que novos leitos de UTI devem ser abertos em Cuiabá nos próximos dias

Mauro garantiu que novos leitos de UTI devem ser abertos em Cuiabá nos próximos dias

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O governador Mauro Mendes (União Brasil) determinou ao interventor na Secretaria Municipal, Hugo Fellipe Martins, que reabra novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com covid-19 em Cuiabá, diante da nova onda da doença.

“Hoje a capital não tem mais leitos de UTI adulto, não tem leitos de enfermaria pra covid. Nenhum cidadão, se precisar, conta com a prefeitura, que é referência, que é gestão plena e recebe dinheiro do Ministério da Saúde para ser gestão plena, para prestar serviço para a capital, à baixada e ao Estado. Não tem”, criticou, em coletiva na noite deste domingo (01).

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

De acordo com o governador, o Estado conta com mais de 30 leitos de UTI que estão todos lotados, mas garantiu que, no decorrer desta semana, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, deverá se reunir com Hugo Lima para traçar estratégias urgentes e solucionar o problema.

"Ao longo da semana, a gente deve articular ações conjuntas com mais celeridade para abrir esses leitos aqui no município de Cuiabá, na Secretaria de Saúde. Já determinei ao secretário Gilberto que sente com o interventor, com o secretário municipal de Saúde e estabeleça um plano de atuação conjunta pra melhorar o resultado da saúde pública da Capital”, afirmou.

Leia mais - Estado notifica Prefeitura de Cuiabá para abrir leitos de UTI Covid

Mauro ainda rebateu o discurso de que "Cuiabá carrega o Estado nas costas". Segundo ele, a administração municipal recebe dinheiro para isso e tem obrigação de cumprir. "É preciso dizer isso: o Governo de Mato Grosso financia esses leitos, basta ter competência, ter compromisso que vai fazer, acredito que agora vamos ter mais sinergia e vamos produzir uma saúde aqui na baixada cuiabana muito melhor do que tínhamos nos últimos dias e últimos anos", completou.

Na semana passada, o Estado protocolou uma notificação requisitória para que a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Saúde do município abram leitos hospitalares para tratamento da doença.

Isso porque o município encontra-se em 1º lugar no índice de casos da covid, mas não tem um único leito específico para tratamento da doença. De acordo com o boletim divulgado pela SES, Cuiabá conta com mais de 147,7 mil casos diagnosticados da doença. Além disso, o número de óbitos no município alcança os 3.727.

Comente esta notícia