facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Julho de 2025
12 de Julho de 2025

11 de Abril de 2022, 17h:06 - A | A

PODERES / BALANCETE FISCAL

Mauro entrega contas anuais ao TCE e não teme ressalvas: ‘Qualquer contribuição é bem-vinda’

Mauro destacou que Mato Grosso saiu de estado endividado, em 2019, para um estado investidor

DO REPÓRTER MT



O governador Mauro Mendes (União Brasil) entregou na tarde desta segunda-feira (11) o balanço anual das contas da gestão referentes ao ano de 2021, para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Em entrevista, disse que não teme qualquer ressalva que os conselheiros possam fazer para que o balancete melhore.

“Não há nada que esteja bom, que não possa melhorar. O que podemos dizer é que existe uma excelente evolução nas contas do governo. Mas todos os dias buscamos melhorar e as contribuições que poderão ser trazidos pelo Tribunal serão bem-vindas”, afirmou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Mauro destacou que Mato Grosso saiu de estado endividado, em 2019, para um estado investidor, graças ao equilíbrio alcançado em três anos de gestão.

“O governo tem demonstrado, ao longo desses três anos, um programa muito forte de recuperação e ajuste fiscal, que começou em 2019, quando nós tínhamos uma deterioração muito grande das contas públicas. De lá para cá, todos os nossos indicadores têm melhorado sucessivamente, nós conseguimos zerar grande parte das dívidas atrasadas e, mais do que melhorar indicadores, estamos melhorando os investimentos, que é devolver à sociedade aquilo que todos nós pagamos sob forma de impostos”, disse.

O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, recebeu do governador as contas anuais e ressaltou a importância do ato. “É de praxe o órgão de controle externo receber do governador o balanço do ano anterior e isso é importantíssimo. Esta é uma gestão que compartilha conhecimento e experiência, que está afinada, integrada com o governo. É a partir da integração que vamos obter desempenho e resultados positivos e notamos que o governo também tem esse compromisso com a sociedade”. 

Leia também - Gallo diz que MT venceu trajetória financeira e agora pode tratar de política

De acordo com Novelli, agora as contas serão submetidas à análise do relator, conselheiro Valter Albano, também presente na reunião, e posteriormente serão apreciadas em Plenário.

“Nós já acompanhamos detalhadamente o balanço que o governador fez ao Poder Legislativo, tivemos a oportunidade de participar ativamente dessa apresentação mais focada nas realizações governamentais. Agora, vamos nos debruçar sobre essas contas específicas, sobre a aplicação dos recursos públicos e, como nos anos anteriores o governador apresentou balanços compatíveis, acreditamos que esse também será, mesmo porque os resultados financeiros são visíveis”, pontuou Novelli.

O secretário-chefe da Casa Civil e ex-secretário de Fazenda, Rogério Gallo, declarou que o Governo de Mato Grosso teve um resultado orçamentário superavitário em 2021, bem como assegurou que foram aplicados recursos acima dos mínimos constitucionais na saúde e na educação. “Tudo que foi empenhado está demonstrado nesse balanço. Cada centavo que foi arrecadado, onde está sendo aplicado e como está sendo revertido em proveito da sociedade de Mato Grosso”.

 

Comente esta notícia