Cuiabá, 10 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
10 de Setembro de 2026

17 de Junho de 2023, 08h:44 - A | A

PODERES / PRESERVAÇÃO E PRODUÇÃO

Mauro diz que Macron tenta interferir na lei brasileira: "Um ataque à nossa soberania"

Chefe do Executivo estadual cobrou ação profunda do Governo Federal para que países europeus passem a respeitar o Brasil.

Christiano Antonucci - Secom MT

Governador de Mato Grosso defendeu soberania do país frente aos interesses estrangeiros.

Governador de Mato Grosso defendeu soberania do país frente aos interesses estrangeiros.

APARECIDO CARMO
RAFAEL COSTA
DO REPÓRTER MT



O governador Mauro Mendes criticou a ação dos líderes europeus, capitaneados pelo presidente da França, Emanuel Macron, de tentar forçar o Brasil a alterar a sua legislação como condição para a formalização de um acordo de comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Conforme o governador, o Parlamento Europeu aprovou uma regulamentação que estabelece que as empresas européias sejam proíbidas de comprar produtos brasileiros que estejam sendo produzidos em regiões em que ocorreram desmatamento a partir de 1º de janeiro de 2020. Contudo, a lei brasileira prevê o desmatamento legal em alguns casos.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“O mundo tem que nos respeitar; não pode fazer uma afronta. Porque a legislação brasileira, que é uma das mais restritivas do mundo ela não pode ser desrespeitada porque ela estabelece a possibilidade do bioma Amazônia de utilizar-se 20% do seu território e dos demais biomas percentuais maiores, chegando a 65%”, ressaltou o governador.

“O Brasil é hoje talvez um dos mais importantes e relevantes exemplos de desenvolvimento sustentável, porque nós temos o que é mais importante no mundo hoje, que é a produção de alimentos contribuindo com a segurança alimentar do planeta e temos também grandes ativos ambientais que contribuem com a segurança climática do nosso planeta”, acrescentou o governador.

O chefe do Executivo Estadual cobrou ações rígidas do governo federal no sentido de assegurar a soberania nacional frente a pressão de governos estrangeiros.

“E eu disse na reunião, não houve nenhuma deliberação nesse sentido, mas foi apenas uma colocação feita por mim que eu considero isso uma afronta a nossa soberania e até mesmo às relações internacionais e tratados internacionais”, disse.

“Nós temos que ter uma interação entre países no diálogo de diplomacia, conduzido pelo Governo Federal. Cabe a nós, entes subnacionais, também nos expressar e temos o direito de fazê-lo, mas uma negociação mais técnica e mais profunda tem que ser conduzida pelo nosso Itamaraty e pelas autoridades federais”, concluiu.

Comente esta notícia

Gilston 20/06/2023

A APP do corrego do barbado os invasores estão jogando esgono no corrego do barbado. Estão pondo fogo nos pé das arvores pra morrer e ampliar suas casas. Estão usando até moto serra para matar as arvores para que o sol pega na suas placas de energia solar. Depois falam que são pobre e não tem onde morar. Tudo isso na barba do governador MM.

positivo
0
negativo
0

1 comentários