facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

28 de Janeiro de 2023, 08h:55 - A | A

PODERES / REUNIÃO COM LULA

Mauro defende "agenda" com a iniciativa privada em grandes obras, já que União não tem dinheiro

O governador de Mato Grosso se reuniu com o presidente nesta sexta-feira (27), em Brasília.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O governador Mauro Mendes (União Brasil) destacou, em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (27), que o Governo Federal não conta com recursos suficientes para promover grandes obras em todos os estados e, por isso, sugeriu a criação de uma “agenda” com a iniciativa privada nos próximos anos.

Mauro e outros 26 governadores da federação se reuniram com Lula no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar das principais demandas de cada região para os próximos quatro anos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em seu discurso, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, pediu que cada gestor apresentasse a ele os principais projetos estruturantes para cada estado.

Leia também: Mauro assina carta junto a Lula e governadores em "pacto pela democracia"

Em sua fala, no entanto, Mauro Mendes sugeriu uma alternativa que levaria o Brasil a crescer cerca de 3% ao ano, sem qualquer investimento de recurso público, deixando os estados mais independentes e desenvolvidos.

"Na reunião, o ministro Padilha pediu que todos nós pudéssemos apresentar a ele, para organizar uma agenda de projetos estruturantes não só regionais, mas estaduais. E eu disse a ele que isso é louvável, importante, mas sabemos que o Brasil não tem muito dinheiro hoje para sair fazendo grandes obras importantes em todo país", disse em entrevista à CNN Brasil.

"Poderia ser feita uma agenda que não dependa de investimento de dinheiro público, uma agenda de obras, projetos e ações que depende muito mais de vontade, de marcos regulatórios, concessões, o licenciamento ambiental nesse país que é muito lento", sugeriu.

Segundo Mauro, se o governo Lula "for competente” para destravar essa agenda, o mercado e a iniciativa privada “têm apetite” para investir em centenas de projetos em todo o país.

“A competência para se organizar essa agenda e colocá-la em marcha é fundamental e só ela pode fazer o Brasil crescer de 2 a 3 pontos percentuais durante os próximos anos em todas as cidades brasileiras”, finalizou.

Comente esta notícia

Benedito da costa 29/01/2023

A União não tem dinheiro para os Estados, mais tem grana pra liberar pra Argentina construir gasoduto e nós precisando de ferrovia pra baratear nossa produção. Só oportunistas e larápios do dinheiro nosso e nos não fazemos nada.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1