DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O senador Jayme Campos (União) criticou a aprovação do Projeto de Lei (177/2023) que amplia o número de deputados federais e estaduais no país. Segundo ele, é uma "falta de responsabilidade" diante da crise financeira que o Brasil está vivendo.
"Eu acho que o momento é inoportuno, até porque todos os dias nós falamos para que o Governo Federal possa cortar seus custos. E eu acho que todo cidadão não deve estar aprovando. Temos que ter responsabilidade com o Brasil", disse.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
"Isso é mais que hipocrisia, é uma total falta de responsabilidade daquelas pessoas que certamente tem compromisso com o Brasil", emendou.
Por maioria, o Senado Federal aprovou o projeto no último dia 25. Entretanto, foi acrescentado que a criação e a manutenção dos novos mandatos não poderão aumentar as despesas totais da Câmara entre 2027 e 2030.
Jayme e os demais representantes de Mato Grosso no Senado Federal foram contra a matéria. Entretanto, agora o texto volta para análise da Câmara. Após as eleições de 2026, a Câmara dos Deputados terá 531 deputados federais, 18 a mais que os atuais 513.
Com o aumento, o estado contará com mais duas vagas. Já na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o número de vagas saltará de 24 para 30.
Para o senador, o país vivencia uma crise "sem precedentes" e com o aumento de cadeiras de deputados o custo passa os brasileiros deverá saltar para R$ 800 milhões.
"O país vem de uma crise sem precedência, não seria justo nos aumentarmos mais os custos para os poderes públicos nas costas do trabalhador. Quanto vai custar mais deputados? Pelos cálculos que existem hoje vai aumentar, nos próximos quatro anos, algo em torno de R$ 800 milhões. É mais servidores que serão contratados, mais gabinetes, mais salários, VIs e etc".