facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024

10 de Junho de 2024, 10h:37 - A | A

PODERES / RISCO DE DESASTRE

Mauro decreta situação de emergência em rodovia com deslizamentos de terra

A medida administrativa foi publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial.

RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) decretou situação de emergência na Serra de Deciolândia, no município de Nova Marilândia (392 km de Cuiabá), por conta de deslizamento de massa em trecho da rodovia estadual MT- 480, que liga Tangará da Serra a Diamantino, na BR-364. A medida administrativa foi publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial.

Conforme o documento, a situação no local oferece risco de desastre com potencial de causar danos e prejuízos, por isso requer "a adoção de medidas administrativas excepcionais para resposta e recuperação".

O decreto de emergência tem vigência de 180 dias. Nele o governo reconhece que a MT- 480 precisa de "intervenções com a maior brevidade possível" para minimizar o risco de acidente geofísico.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Considerando que a situação anormal provocada por risco de desastre, com potencial de causar danos e prejuízos, requer a adoção de medidas administrativas excepcionais para resposta e recuperação", diz trecho do decreto.

Na região da Serra já houve deslizamentos ocorridos na área de influência e pista de rolamento. Um problema que vem se agravando ao longo dos anos. A pista já precisou ser interditada. A preocupação sempre foi dentro do período de chuvas, uma vez que o solo tem baixa capacidade de absorção e a chuva acelera o processo de erosões.

Comente esta notícia