facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2025
13 de Maio de 2025

18 de Março de 2023, 09h:50 - A | A

PODERES / PROPOSTA DE LULA

Mauro chama de exagero expansão de áreas indígenas: "Nós temos 2 índios a cada 300 mil hectares"

Governador respondeu declaração de Lula, que prometeu demarcar novas terras indígenas no país.

DO REPÓRTER MT



O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União) respondeu a uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defendeu a homologação de terras indígenas que estejam prontas para serem demarcadas. Na visão do chefe do Executivo estadual, aumentar o número de territórios restritos para ocupação indígena é um “exagero”.

“Tem aqui locais que nós temos dois índios em quase 300 mil hectares, nós temos terras indígenas aqui com mais de um milhão de hectares. Ótimo, não tem problema. Agora, aumentar isso eu acho que já é um exagero, porque o Brasil, gente, precisa produzir”, disse em entrevista para a Rádio Bandeirantes de São Paulo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O governador ressaltou a importância do agronegócio para a economia do Estado e do país, ressaltando que Mato Grosso é um dos quatro estados brasileiros que tem a menor taxa de desemprego do Brasil. Além disso, defendeu que o agronegócio precisa de terras para produzir.

“O agronegócio brasileiro tem sido importante e vai continuar sendo importante para a economia brasileira, para o mundo inclusive, já que o Brasil é o maior exportador líquido de alimentos e a demanda por alimentos é crescente no mundo inteiro. (...) Não dá pra pegar aí milhares, milhões de hectares e colocar lá mil, duas mil pessoas enquanto existem milhões de brasileiros que querem trabalhar, milhões de brasileiros que dependem do agronegócio brasileiro”, destacou.

“Okay, já tem muita reserva, vamos respeitar essas reservas, tá bom demais, chega e vamos seguir com a nossa produção porque ela é importante para o Brasil e para o mundo e para alimentar inclusive nós brasileiros”, completou.

A fala de Mauro é uma resposta à Lula que disse nessa segunda-feira (13) que pretende demarcar novas terras indígenas que estão em fase mais adiantada de estudos técnicos.

“Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério [dos Povos Indígenas], para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra”, disse o presidente da República.

Atualmente, segundo o IBGE, 11,6% do território brasileiro é composto de terras indígenas.

Comente esta notícia

Luana 23/03/2023

MORO NA CIDADE DE CANARANA MT QUE É PORTAL PARA O PARQUE NACIONAL DO XINGU, TEM MAIS ÍNDIO MORANDO AQUI NA CIDADE DO QUE NAS ALDEIAS, ELES JÁ TEM ÁREA SUFICIENTE E NAO PRODUZ NADA, NEM.PARA PROPRIA SOBREVIVÊNCIA, ALGUMAS ETNIAS SIM,MAS NA MAIORIA ESTÃO QUERENDO É FICAR NA CIDADE E NÃO NO MATO, O BRASIL NAO DEIXPU DE SER COLONIA DE PORTUGAL, PARA VIRAR COLONIA DE TERRA INDÍGENAS, AS PESSOAS NÃO CONSEGUE COMPRAR 1 LOTE PRA FAZER 1 CASA, ENQUANTO ELES GANHAM MILHARES DE HECTARES, E NÃO USAM.

positivo
0
negativo
0

Israel Santos da Silva 21/03/2023

Esse Governador Mauro Mendes ta trocando as bolsas fazendo politicagem entendo eu que não tem como aumentar território indígena ou qualquer outra are até por que se tenta fazer isso certamente vai invadir outra área e a mesma coisa que o vizinho querer invadir a área do vizinho em suma o que se deve fazer o concluir o estudo de titulação como por exemplo a Reserva Indígena Manoki que ainda se encontra em estudo de titulação pelos órgãos estaduais e Federal dentre eles o INTERMAT e INCRA dentre outros.

positivo
0
negativo
0

Manoel izequiel da costa 21/03/2023

O MUNDO VIU E OUVIU O WUE QUEREM COM OS INDIOS ,É DIZIMAR OS POVOS PELA GANÂNCIA E AVAREZA, MAIS DE 570 CRIANÇAS INDÍGENAS YANOMAMIS MORRERAM E SO DEUS SABE O QUE IRIA ACONTECER SE O LULA NÃO GZNHASSE ,ESTE PESSOAL DESDE A INDEPENDÊNCIA DO BRASÍL FIZERAM 9 GOLPES CONTRA ELES MESMO DESDE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, 90%FOS GOLPES DE ESTADOS ASSUMIA MILITARES UM TOMANDO O PODER DO OUTRO E TOMANDO TAMBÉM AS TERRAS INDÍGENAS, AGORA QUEREM MAIS ,PRECSAM É TOMAR VERGONHA NA CARA. ESTA TERRA NUNCA FOI NOSSA.

positivo
0
negativo
0

Izabel romana Ferreira 21/03/2023

Governador com toda razão, eu estou com o senhor, meu governador

positivo
0
negativo
0

Almiro Jose MABONI 20/03/2023

Já houveram bem mais indios por área, foram exterminados em nome do progresso.

positivo
0
negativo
0

Edmilson Oliveira Silva 20/03/2023

Eu não entendo como um indivíduo consegue surrupiar milhares de equitare de terra e o pobre não consegue uma mísera casa pra morar. Só pôde ser por meio da corrupção de cartórios e políticos.

positivo
0
negativo
0

Silvio Araujo Pereira 19/03/2023

Antes da invasão portuguesa a terra era toa deles.

positivo
0
negativo
0

Nelson 19/03/2023

O mesmo governador que esteve nas terras indígenas de Mato Grosso apoiando as iniciativas de agricultura em grande escala, turismo etc não quer a homologação das áreas dos índios. Por que os indígenas não têm direito a seus territórios originais? Quer dizer que os grandes produtores podem ter latifúndios em Mato Grosso, Pará São Paulo, Minas Gerais Paraná etc mas indígenas não tem direito a Terra?

positivo
0
negativo
0

Cristina Mendonça 19/03/2023

Governador bolsonarento e igual ao coisa ruim desejaria era que os povos originários não tivessem um cm de terra, o Brasil precisa produzir? Ocupe então os latifúndios que nada produzem, há dois índios em cada 300 hectares? Sei....

positivo
0
negativo
0

Jose de miro mazzaro 18/03/2023

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

10 comentários