Cuiabá, 01 de Dezembro de 2022
logo

23 de Novembro de 2022, 12h:22 - A | A

PODERES / BARRADO PELO STF

Impedido de disputar a Presidência da AL, Botelho busca consenso para assumir 1ª Secretaria

Deputado vai buscar consenso em torno de chapa única para a próxima Mesa Diretora

DO REPÓRTER MT



A desistência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), de tentar um quarto mandato ocorreu após ele receber o resultado de uma consulta que fez ao Supremo Tribunal Federal (STF). O STF decidiu que um terceiro mandato consecutivo é proibido.

Para Botelho, não há surpresa na decisão. “Nós já tínhamos algumas orientações jurídicas de que nós poderíamos estar impossibilitados. Então não foi muita surpresa, já havia sim essa expectativa de que pudesse ocorrer alguma intromissão jurídica nisso. E infelizmente é a decisão do Supremo, ela proíbe o terceiro mandato. Temos que respeitar”, disse, em entrevista nesta quarta-feira (23).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O deputado anunciou que não tentará concorrer ao cargo na noite dessa terça-feira (22), em um jantar da casa de Janaina Riva (MDB). A própria Janaina tinha pretensão de ser a próxima presidente, mas desistiu, porque sem Botelho, o caminho natural é que Max Russi (PSB) assuma.

Max já afirmou que é candidato, de fato, à presidência da Mesa Diretora, contando com o apoio de pelo menos 10 deputados até agora. Ele ainda espera contar com Botelho na 1ª secretaria, confirmando uma dobradinha que já acontece há três biênios.

"Vamos discutir, vamos discutir, sim. Mas houve já, na reunião que tivemos ontem, um apoio para eu ficar na primeira secretaria", confirmou.

Botelho vai buscar consenso para que a eleição ocorra em chapa única. “Nós precisamos conversar. É eleição de mesa, toda eleição é conversação. Nós precisamos sentar, conversar e aparar algumas arestas para ver se a gente chega em algum consenso em torno disso”, afirmou.

A eleição da nova Mesa Diretora ocorre em 2 de fevereiro de 2023, um dia após a posse dos deputados eleitos e reeleitos.

Comente esta notícia

Mário Marcio 23/11/2022

Que país é esse? Que país é esse? Olha vejam machismo tem limite, a mulher ganhou de todos vocês….

1 comentários

1 de 1