facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

02 de Julho de 2025, 14h:10 - A | A

PODERES / NOVAS MEDIDAS

Governo de MT encaminha para a Assembleia projeto que congela valores do Fethab

Proposta do Executivo altera metodologia de correção do valor cobrado no fundo estadual e traz benefício para produtores

DO REPÓRTERMT



O Governo de Mato Grosso encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), um projeto de lei para congelar valores do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Conforme o projeto, o objetivo é alterar a metodologia de periodicidade de correção do valor cobrado dos produtores rurais. Atualmente, o valor é corrigido em janeiro e julho, de acordo com os valores vigentes da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) para os respectivos meses, referentes ao mesmo ano.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Mauro anuncia "congelamento" do valor do Fethab até o final do ano; veja vídeo

Com o projeto, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho considerará o valor da UPF de julho do ano anterior; e de julho a dezembro, o fundo estadual levará em consideração o valor da unidade de padrão fiscal de janeiro do mesmo ano.

A UPF é atualizada mensalmente pelo governo e serve como indexador para diversos cálculos na área fiscal do Estado.

O projeto de lei segue para discussão e votação entre os deputados estaduais. Se aprovado, volta para ser sancionado pelo governador Mauro Mendes.

Pedido da aprosoja

O envio do projeto atende a um pleito da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). "Ouvimos a reivindicação da Aprosoja, de diversos produtores e de outros setores também ligados ao pagamento do Fethab. Neste ano, nós vamos ter um aumento de produção, então podemos dar essa contribuição e continuar os importantes investimentos que o governo está fazendo em toda a área de infraestrutura para melhorar a logística, que é fundamental para Mato Grosso", anunciou o governador ao presidente da entidade, Lucas Beber, nesta quarta-feira (2), durante o Fórum de Lisboa.

 

Comente esta notícia