facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Maio de 2025
18 de Maio de 2025

05 de Abril de 2024, 07h:00 - A | A

PODERES / IMPASSE NA SAÚDE

Gilberto: Estadualização do HMC não é conveniente e Prefeitura Cuiabá precisa apresentar soluções

O governador Mauro Mendes pontua que a questão será analisada com cautela.

RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT



O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo (União Brasil), afirmou que a proposta de estadualização do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) não é conveniente. O gestor defende que a Prefeitura de Cuiabá seja a responsável e busque soluções para a Saúde da Capital. Gilberto lembra que a administração municipal recebe recursos do governo federal e estadual para gerir as unidades de saúde.

"Se todos os municípios que tiverem hospital o Estado tiver que assumir a gestão, vai assumir a responsabilidade municipal. Não acho que isso seja conveniente. O município de Cuiabá é a Capital e recebe muitos recursos para a área da Saúde. Precisa apresentar soluções para isso", comentou na quarta-feira (3), durante a inauguração da ala pediátrica da Santa Casa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Presidente do TCE propõe estadualização do HMC e afirma que "é uma questão urgente"

A sugestão de estadualização foi proposta horas antes da declaração do secretário pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em reunião com o governador Mauro Mendes (União Brasil) para tratar das contas do governo referentes a 2023. Na ocasião, o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, explicou que a medida garantiria o melhor direcionamento dos recursos da saúde, que acumula passivos financeiros.

“A Prefeitura de Cuiabá não tem condições de tocar o HMC e o Hospital São Benedito do jeito que tem que ser feito. Hoje, a demanda é muito maior do que a capacidade que a estrutura tem de atender. É uma questão urgente", disse Sérgio.

Leia mais - Emanuel se mostra aberto à estadualização do HMC: "Se for bom para Cuiabá, não tenho objeção"

Mauro Mendes, no entanto, pontuou que a questão será analisada com cautela. “Vamos estudar, mas o município tem que cumprir sua obrigação. Ele recebe dinheiro da União para prestar um serviço. A arrecadação mais que dobrou nos últimos oito anos, o que aconteceu que o dinheiro não está dando para mais nada?”.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), por sua vez, se mostra favorável para a proposta. 

Segundo a gestão municipal, o hospital é responsável por atender mais de 60% dos pacientes do interior do estado. “No entanto, é fundamental reconhecer que, sem o apoio do Estado, Cuiabá não poderá mais sustentar essa demanda crescente por atendimento médico de qualidade”, admitiu o gestor municipal.

Leia mais - Emanuel se mostra aberto à estadualização do HMC: "Se for bom para Cuiabá, não tenho objeção"

 

 

Comente esta notícia