facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Maio de 2024
18 de Maio de 2024

24 de Junho de 2020, 21h:34 - A | A

PODERES / JUIZ DECRETOU QUARENTENA

Emanuel recorre para evitar lockdown em Cuiabá

Contra a quarentena obrigatória determinada pela primeira instância, o município recorreu ao Tribunal de Justiça

DA REDAÇÃO



A Prefeitura de Cuiabá ingressou, nesta quarta-feira (24), com um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) para suspender a implantação da quarentena coletiva obrigatória, por 15 dias, na Capital. A decisão da quarentena é do juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara da Saúde Várzea Grande, atendendo ao requerimento do Ministério Público do Estado (MPE). Até às 21h30 não havia decisão do Judiciário. Caso não saia uma decisão, a prefeitura vai cumprir nesta quinta-feira (25) o início da quarentena obrigatória. A população fica sem saber como agir, já que diferente de Várzea Grande, na Capital não foi publicado nenhum decreto regulamentando como as atividades econômica devem proceder.

Na terça-feira (23), o chefe do Executivo defendeu que a decisão judicial fosse estendida para todos os municípios do estado de Mato Grosso. No entanto, como não obteve nenhuma resposta das autoridades, o gestor solicitou à Procuradoria Geral do Município (PGM) que adotasse o procedimento judicial para garantir que a Capital não seja penalizada, gerando um colapso econômico e social em Cuiabá e Várzea Grande.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Como gestor da Capital, me cabe a defesa, dia e noite, da população cuiabana e vou cumprir esse papel. Isso é um aviso antecipado para um colapso econômico e social. Se é para adotar essa medida, então que se faça no estado inteiro. Dessa forma, entendemos ser um ato justo e preventivo para um vírus que está se interiorizando com um velocidade muito grande”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, 90% dos municípios de Mato Grosso já confirmaram casos de covid-19. 

Desde o início da pandemia, o prefeito afirma que Cuiabá não tem se furtado de colocar em prática as ações necessárias para preservação da saúde pública, mesmo que consideradas rigorosas. “Cuiabá fez o dever de casa, se planejou, fez a quarentena no momento oportuno. Isso foi feito para achatar a curva, permitir preparar e informar a população sobre a gravidade e o comportamento que deveríamos ter no combate à covid-19”, completa Pinheiro.  

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, diferente do mês de abril, no qual Cuiabá registrou 63% dos casos de covid-19 de todo estado de Mato Grosso, atualmente este número é de 26%, sendo o restante de municípios do interior. “Decretar o lockdown, trancando os cuiabanos em casa e mantendo o interior aberto, continuando a superlotar nossos leitos de UTIs e nossas unidades de saúde, é uma violência contra a população cuiabana”, pontua. 

Comente esta notícia

arabe 25/06/2020

primeiro este periodico nao publica os comentarios! segundo :o prefeito enfim age com alma e coraçao ,é preciso preservar a vida economica dos pequenos ,senhores poderosos tenham mais empatia! é isso ai prefeito segue em frente e deixa o povo trabalhar ,um dia todos irao morrer e como diz o proverbio :ninguem morre antes da hora , ou nenhuma folha cai da arvore se o grande arquiteto do universo nao quer que ela caia.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1