facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Julho de 2024
19 de Julho de 2024

20 de Outubro de 2017, 19h:03 - A | A

PODERES / MANCHOU CARREIRA

Emanuel diz que vídeo em que recebe suposta propina é forte e deprimente

No vídeo entregue por Silval Barbosa à Procuradoria-Geral da República (PGR) aparece Emanuel aparece enchendo os bolsos do paletó de dinheiro, inclusive, deixa cair no chão.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), afirmou nesta sexta-feira (20) que as imagens em que ele aparece recebendo suposta propina do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) - dentro da sede do Governo do Estado - são “fortes” e deixarão uma “mancha” em sua carreira, mesmo que consiga provar a inocência.

“Uma imagem daquela é muito forte e deprimente. Por mais que eu esclareça, fica a mancha. Por isso, é complicado você atacar”, argumentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

No vídeo entregue por Silval Barbosa à Procuradoria-Geral da República (PGR), aparecem vários políticos recebendo dinheiro que, segundo o ex-governador, era propina para que deputados votassem a favor dos interesses de seu Governo. Emanuel aparece enchendo os bolsos do paletó de dinheiro, inclusive, deixa cair no chão.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Uma imagem daquela é muito forte e deprimente. Por mais que eu esclareça, fica a mancha. Por isso, é complicado você atacar”, argumentou o peemedebista.

Emanuel destaca, ainda, que o vídeo e as acusações do ex-governador Silval Barbosa atacou sua honra no âmbito político e privado, mesmo antes de ser julgado.

“São 30 anos de vida pública e a população me conhece. Nunca tive uma condenação por nada que envolvesse desvio de dinheiro público. (...) Eu sempre disse aos meus alunos quando era professor: nunca brinque com a honra de uma pessoa. Antes de acusar, investigue e veja se tem fundamento porque a honra é o maior patrimônio de um cidadão”, rebateu.

O prefeito afirma que o dinheiro não era pagamento de “mensalinho” como afirmam os delatores da família Barbosa e, sim, o recebimento de uma dívida de pesquisa eleitoral realizada pelo seu irmão, Marco Túlio Pinheiro, mais conhecido como Popó.

“Estou à disposição do Supremo Tribunal Federal, da Polícia Federal e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual porque sou o maior interessado em esclarecer tudo e mostrar que eu não tenho nada haver com isso”, disse.

Delação

No vídeo, Emanuel aparece colocando os maços de dinheiro nos bolsos do paletó, sendo que a quantia era tanta que ele deixa cair um maço, depois se abaixa e pega.

Emanuel Pinheiro chega ao gabinete já querendo saber do dinheiro: “E aí? Como é que ficou?”, pergunta. “Quatrocentos e cinquenta agora. Mas tem que trazer uma mochila”, responde Silvio Cezar Corrêa, ex-chefe de Gabinete de Silval.

Emanuel orienta como prefere receber: “O de 100 pra mim”, diz. “Só tem pacote de 100. Você quer levar um de 100?”, pergunta Silvio. “Não. Me dá os cinquenta”, responde Emanuel. “Não dá. Tem vinte aqui já”, fala Silvio. O diálogo continua:

“E não tem mais nenhum?”, pergunta Emanuel Pinheiro. “Não. Só de vinte”, afirma Silvio Cezar. “Eu levo vinte e você dá trinta pra ele. Feito?”, diz Emanuel.

E aí o prefeito enche os bolsos do paletó de dinheiro. “Ê, Silvio!”, exclama Emanuel Pinheiro antes de deixar um dos maços cair no chão. Ele se agacha para juntar os maços de dinheiro e confere. “Aqui tem quanto? Vinte? Contado?”, pergunta Emanuel.

Um dos vídeos também mostra a ex-deputada, atual prefeita de Juara Luciane Bezerra (PSB), recebendo R$ 100 mil das mãos de Silvio Corrêa, com quem ela brinca que ele também poderia lhe entregar as partes do ex-deputado José Riva e do deputado Romoaldo Júnior (PMDB).

“Faz o seguinte. Tira o que é do Riva, que ele não precisa de dinheiro, e me dá".

Silvio diz que ele não iria receber, e ela completa: "Então tira do Romoaldo que ele também não precisa", disse rindo.

As gravações ainda comprometem o ex-deputado estadual, e procurador do Estado, Alexandre César (PT) que organiza o dinheiro em uma mochila.

O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), líder da bancada de Mato Grosso em Brasília, também foi flagrado, além do deputado Zé Domingos (PSD) que esvazia uma caixa de papelão para colocar o dinheiro.

A delação descrita como monstruosa, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, revela que os pagamentos foram feitos entre os anos de 2010 a 2014.

Comente esta notícia

FRANCINALDO 23/10/2017

APROVEITE ESTE POUCO TEMPO NO PODER, QUE DEUS TE DEU ATRAVÉS DA ULTIMA ELEIÇÃO, POIS JAMAIS RETORNAR AO PODER NOVAMENTE PELOS MEIOS DEMOCRÁTICOS, A JUSTIÇA TE AGUARDA, APÓS O FIM DO SEU DIREITO AO FORO PRIVILEGIADO.

positivo
0
negativo
0

Rafaela 21/10/2017

KKKKKKKKKKKKKKK, TAMBÉM ACHO.

positivo
0
negativo
0

benedito costa 21/10/2017

Senhor Prefeito: se as imagens na qual apontam o senhor embolsando grana supostamente de corrupção, são fortes e deprimentes para o senhor? imagina pra nós que temos que nos acostumar vendo essas práticas diariamente. Se o senhor diz ser inocente? porque aguardar esse sofrimento a provar na justiça. Tens que provar é pra sociedade e a população que o elegeu e porque ainda não o fez isso, visto lhes causar sofrimento e deprimência.

positivo
0
negativo
0

jesuskg 20/10/2017

Hipocritas. Pois eu e qualquer pessoa queria um dinheiro daqueles. So mentira Eu gosto de dinheiro, a sociedade gosta e todos precisam de grana para tudo. E nao e um assalto. Nao e crime. E tem muito mais coisa ruim de vida politica do que preocupar com essa besteira.Emanuel nao fez arrombo de milhoes no Estado. 30 40 a 50000 so paga se carro. Acaba facil.

positivo
0
negativo
0

Gilstinho 20/10/2017

Como explicar! Cade o recibo assinado. Cade o contrato de prestação de serviço. Por que não recebeu via rede bancário tipo TED, transferência bancaria, deposito hen! Se foce recebimento de serviço de pesquisa não procede ja que Emanuel Pinheiro não tem empresa de instituto. E , se o dinheiro foce licido como fala o prefeito, então o porque senhor Silvio lá do Silval Barbosa, tornou publico o seu vídeo escondendo dinheiro por baixo do palito, bem como, tornou públicos demais corrupto como a senhora luciana bezerra que disse que dá tremedeira ver tanto dinheiro junto. Tomara que o prefeito não cresce o olho no dinheiro da prefeitura já que ele agora tem poder para administrar todo o dinheiro da capital. Temos que ficar vigilante quando se trat do EP depois desta.

positivo
0
negativo
0

Renato Nogueira 20/10/2017

OLHA A VERDADE É QUE SE FOSSE O BRASIL UM PAÍS SÉRIO, ESSE PREFEITO JÁ ESTAVA NA CADEIA OU TERIA RENUNCIADO O CARGO. TER QUE ACEITAR UM PREFEITO SOB SUSPEITA GERIDO OS RECURSOS DOS IMPOSTOS QUE EU PAGO PARA A MINHA CIDADE ME REVOLTA, POIS AQUELA CENA FORTE NO VÍDEO EXIBIDA EM TODO BRASIL, MOSTRANDO ESSE PREFEITO COLOCANDO MAÇOS DE DINHEIRO NO SEU PALETÓ ENVERGONHOU TODO CUIABANO DE BEM.

positivo
0
negativo
0

6 comentários

1 de 1