facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
22 de Julho de 2024

08 de Novembro de 2017, 09h:50 - A | A

PODERES / FLAGRADO EM VÍDEO

Com 11 assinaturas, CPI do Paletó começa a investigar Emanuel na próxima semana

Os vereadores vão apurar a conduta do prefeito, flagrado em vídeo recebendo dinheiro, enquanto deputado estadual, que o ex-governador Silval Barbosa, afirma ser propina.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) será apresentado em plenário da Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (14), com prazo de 48 horas para dar início aos trabalhos.

“Queremos que o prefeito esclareça os fatos apontados contra ele. Teve tempo suficiente para isso e nada fez e a crise permaneceu instalada em Cuiabá", disse o vereador Toninho.

A confirmação foi dada na manhã desta quarta-feira (8), após a assinatura ao requerimento pelo vereador Toninho de Souza (PSD), conforme tinha antecipado o .

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A CPI do Paletó, como está sendo chamada, quer apurar a conduta do prefeito, flagrado em vídeo recebendo dinheiro para apoiar a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), quando era deputado estadual.

Nas imagens feitas pelo ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio Corrêa, Emanuel aparece enchendo os bolsos do paletó com R$ 20 mil em espécie. O conteúdo faz parte da delação do ex-governador, que afirma que o montante era referente a pagamento de propina para apoio de sua gestão.

Toninho de Souza assinou o requerimento na tarde de terça-feira (7) e afirmou que Emanuel deverá “apresentar as provas que diz que tem”. Ele também anunciou a saída da base do prefeito.

“Queremos que o prefeito esclareça os fatos apontados contra ele. Teve tempo suficiente para isso e nada fez e a crise permaneceu instalada em Cuiabá. Ninguém quer o enfrentamento político e essa CPI deverá ser conduzida com sensatez para que tenhamos as respostas necessárias e nossa cidade possa continuar no caminho do desenvolvimento”, disse Toninho, em coletiva de imprensa na Câmara, nesta quarta-feira.

“A Câmara vai trabalhar para que a verdade apareça. A imagem do prefeito é muito clara, aquilo que ele estava pegando era dinheiro. Agora que circunstância envolve aquele dinheiro? Todos querem saber e os vereadores têm a prerrogativa de investigar”, completou o vereador.

“A Câmara vai trabalhar para que a verdade apareça. A imagem do prefeito é muito clara, aquilo que ele estava pegando era dinheiro. Agora que circunstância envolve aquele dinheiro? Todos querem saber e os vereadores têm a prerrogativa de investigar”, completou o vereador.

O presidente da comissão deverá ser o autor do requerimento, o vereador Marcelo Bussiki (PSB). Ele explicou que a CPI tem poder de investigação próprio. Testemunhas e envolvidos na delação de Silval, além do próprio ex-governador, podem ser chamados a prestar depoimento.

“Também podemos convocar o prefeito, o Sílvio e também o ex-secretário Alan Zanatta, por exemplo. A Mesa Diretora tem prazo de 48 horas para instalar a CPI e, a partir daí, começa a contar o tempo para a execução dos trabalhos”, pontuou Bussiki, que descartou a possibilidade de pedir o afastamento de Emanuel, durante a investigação.

Também assinaram a CPI os vereadores Abílio Brunini (PSC), Joelson Amaral (PSC), Elizeu Nascimento (PSDC), Felipe Wellaton (PV), Dilemário Alencar (Pros), Gilberto Figueiredo (PSB) e Diego Guimarães (PP), que são oposição ao prefeito, e, curiosamente, os vereadores da base aliada a Emanuel, Luís Cláudio (PP) e Adevair Cabral (PSDB).

“Espero que eles não queiram atrapalhar. Vamos trabalhar para que a verdade venha à tona. Tomara que eles queiram contribuir e não manobrar os vereadores que querem trazer esclarecimentos para a população”, concluiu Bussiki.

Comente esta notícia

Rogério 09/11/2017

Me surpreendeu o Toninho Populista de Souza assinar!

positivo
0
negativo
0

Aninha 08/11/2017

Parabéns vereador Toninho de Souza pela sabia decisão, vc está no caminho certo, ao lado do povo e o povo quer que a verdade prevaleça sempre. #ToContigo

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1