facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Outubro de 2024
14 de Outubro de 2024

21 de Dezembro de 2023, 08h:20 - A | A

PODERES / DISPUTA POR VAGA NO TJ

Advogadas que compõem lista sêxtupla destacam potencial feminino e reconhecimento

As juristas Juliana Zafino, Dinara Arruda e Glaucia Amaral foram as mulheres indicadas para a disputa para a vaga de desembargador em MT.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



A Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB-MT) definiu na tarde desta quarta-feira (20), os seis nomes que formam Lista Sêxtupla para concorrer a uma das vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de MT, pelo Quinto Constitucional.

Os conselheiros da Ordem foram responsáveis pela escolha dos nomes de três advogados e três advogadas. Entre as juristas que disputaram, as mais votadas foram Juliana Zafino, Dinara Arruda e Glaucia Amaral.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em entrevista, Juliana Zafino - que recebeu 39 votos, quase unanimidade entre os conselheiros - contou que foi surpreendida com o resultado da votação, mas agradeceu a confiança de todos que a apoiaram.

"Estou me sentindo muito feliz e sou muito grata a todos que confiaram em mim e que votaram. Foi uma surpresa e não tenho nem palavras. (...) Espero que hoje seja, nesse dia histórico, inspiração para outras mulheres também, para que elas venham. Elas precisam ser vistas. Tem muita advogada boa, competente e com muita experiência", declarou.

Dinara Arruda ficou em segunda posição e recebeu 38 votos. Ela contou que desde que se formou em direito, trabalha pela conquista de uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do estado.

"É um caminho que eu venho percorrendo desde que me formei. Eu tenho 28 anos de formada, vou fazer agora dia 23. Sempre dedicada à advocacia. Mais de 26 anos dedicados à OAB. Sempre numa advocacia que realmente não tem nada que possa desabonar, nesse meu período todo", disse.

A jurista Glaucia Amaral foi a terceira e última mulher escolhida. Para os jornalistas, ela enfatizou o reconhecimento que recebeu dos colegas advogados durante seus anos na profissão. Por fim, convocou que mais mulheres se coloquem nas disputas por cargos de poder.

"As mulheres precisam se dispor a essas disputas. Não é fácil o processo de pedir votos, não é fácil o processo de ser julgado. Mas nós precisamos nos dispor a isso. Fico especialmente feliz porque venho, apesar de sozinha, não estou sozinha, né. Venho com a história de trabalho e essa história foi reconhecida. E é isso que eu acredito que seja igualdade. Que mulheres e homens possam colocar o seu trabalho para julgamento e serem avaliados de forma igual", disse.

Agora, a lista com os nomes dos seis advogados será encaminhada para o TJ. Lá, serão escolhidos apenas três. Então, serão encaminhados para o governador Mauro Mendes (União Brasil), para que ele escolha o novo desembargador do estado.

Comente esta notícia