DA REDAÇÃO
Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antonio Joaquim acha que a imprensa, de um modo geral, tem desempenhado um papel fundamental no processo de depuração política que o Brasil vem passando, divulgando e repercutindo o processo de investigação na Operação Lava Jato, da mesma forma como foi essencial na cobertura do processo do Mensalão.
A opinião do conselheiro foi externada durante debate com membros da Associação Luverdense de Imprensa (ALI), no fim de semana, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá). Convidado pela diretoria da ALI para debater sobre os desafios da imprensa na fiscalização do poder público, ao final da assembleia-geral de eleição dos seus novos dirigentes, o conselheiro convidou os associados da entidade a usarem o Tribunal de Contas como banco de informações sobre gestão pública.
"Os Tribunais de Contas são imensos armazéns de informações, pois todos os órgãos públicos, obrigatoriamente, têm que lhes enviar balancetes mensais sobre a gestão de recursos públicos", disse. Ele defende ainda a parceria da Imprensa com os tribunais de contas na perspectiva de serem instituições de controle. Para ele, da mesma forma que o TCE e o Ministério Público atuam na condição de órgãos de controle externo, a Imprensa ocupa papel central na fiscalização.