DO REPÓRTERMT
Desconhecido do público e do meio político, o Instituto Índice Pesquisas MT tem levantado suspeitas sobre sua capacidade técnica para realizar pesquisas eleitorais. Isso porque, sem sede física, a empresa aluga uma caixa postal em um coworking no Shopping Goiabeiras, em Cuiabá. A informação chama atenção, porque nos sites que divulgam status de CNPJs, aponta que o Instituto teria capital social de R$ 150 mil.
Criado em 17 de novembro de 2023, ou seja, a menos de sete meses, o Índice Pesquisas divulgou neste domingo uma amostragem que aponta o advogado Pedro Paulo na liderança das intenções de voto para as eleições da OAB Mato Grosso, o que destoa muito dos resultados divulgados por outros institutos mais experientes.
Diante dos fatos, a metodologia, também desconhecida do Índice Pesquisas tem sido tratada nos bastidores como "pesquisa fake". Isso porque o único trabalho registrado pela Índice Pesquisas até agora é uma amostra para prefeito do município de Paranatinga (MT), protocolizada em 10 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), dois dias antes da divulgação pela imprensa da pesquisa para o pleito da OAB.
Segundo informações de uma funcionária do coworking, o proprietário da Índice Pesquisas MT esteve no local apenas uma única vez e pagou pelos poucos minutos de utilização. Ela não soube informar se a contratação da caixa postal foi formalizada na ocasião.
Outro lado
O Instituto Índice Pesquisas negou que a última pesquisa sobre a eleição da OAB-MT seja “fake”. Segundo a empresa, apesar do pouco tempo de fundação, a equipe é composta “por profissionais altamente qualificados e experientes no campo de pesquisas eleitorais e de opinião pública”. Veja a nota na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em resposta à matéria veiculada no site ReporterMT, a Índice Pesquisas vem a público esclarecer que as alegações de que nossa empresa realizou uma pesquisa falsa, baseadas unicamente no fato de sermos uma empresa nova, são infundadas e desprovidas de qualquer base técnica ou factual.
Embora o Instituto Índice Pesquisas tenha pouco tempo de fundação, nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificados e experientes no campo de pesquisas eleitorais e de opinião pública. A experiência e competência dos nossos pesquisadores não se relacionam com o tempo de fundação da empresa, mas sim com a expertise e o rigor técnico que aplicamos em cada um dos nossos projetos.
Gostaríamos também de informar que a OAB de Mato Grosso fora formalmente comunicada antes da divulgação da referida pesquisa (conforme imagem em anexo) mas, até o momento, não se manifestou a respeito. Isso reforça nossa transparência e compromisso com a legalidade em todos os processos que envolvem a condução de nossos estudos.
Especificamente, a pesquisa mencionada foi contratada pelo site FolhaMax, uma plataforma de grande credibilidade no estado de Mato Grosso, e foi conduzida seguindo critérios técnicos rigorosos. Os resultados apresentados retratam de forma precisa e fidedigna o atual cenário eleitoral.
A metodologia de pesquisa quantitativa utilizou a técnica Survey (aplicação de questionário estruturado e semiestruturado via telefone), com coleta de dados de 02 a 09 de agosto de 2024. Foram realizadas 940 entrevistas em Mato Grosso, sendo 54% na região do Vale do Rio Cuiabá e 46% no interior do estado. A margem de erro estimada foi de 4%, para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%, isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados obtidos estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. Ressaltamos que essa é uma metodologia já consagrada no que concerne a pesquisas eleitorais.
Entendemos que os resultados do nosso estudo possam não agradar a todos, mas ressaltamos que o foco deve ser nos números apresentados, que refletem a realidade apurada, e não em ataques levianos aos profissionais que, com seriedade e ética, conduziram o trabalho.
O Instituto Índice Pesquisas reitera seu compromisso com a verdade e a transparência em todas as suas atividades e continuará trabalhando com o mesmo rigor e dedicação para oferecer dados precisos e confiáveis à sociedade.
Cuiabá, 12 de agosto de 2024
Paulo Francisco Munhoz Ferraz
Pesquisador, Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto Índice Pesquisa