facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Maio de 2025
04 de Maio de 2025

23 de Janeiro de 2017, 10h:35 - A | A

PAPO RETO / DEU NA "VEJA"

Dono da Unic é acusado de lesar alunos financiados pelo Fies

DA REDAÇÃO



Reportagem da última edição da revista Veja revela que o Fies (Programa de Financiamento do Ensino Superior) se transformou numa "baderna". A publicação aponta que faculdades privadas "ganham rios de dinheiro" e ainda lesam os alunos que dependem da ajuda federal. E um dos alvos é o Grupo Kroton, que, entre faculdades espalhadas nos quatro cantos do país, é dona da Universidade de Cuiabá (Unic), Unirondon, Anhanguera e está em vias de comprar a Estácio.

Segundo a reportagem, com 120 campus no país, o Kroton atende 1 milhão de estudantes no ensino superior, mais da metade deles financiados pelo Fies. Só em 2016, o grupo recebeu R$ 2,5 bilhões. Veja entrevistou quase uma centena de alunos e disse ter encontrado "um leque de irregularidades relacionadas à cobrança de mensalidades": além dos boletos com cobrança extra, "há um brutal superfaturamento dos preços dos para alunos financiados com dinheiro público", segundo a revista.

O Kroton está avaliado em R$ 24 bilhões. O grupo é comandado por Rodrigo Galindo, que vem a ser sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, dono do PTB em Mato Grosso. Segundo a Veja, o Tribunal de Contas da União (TCU) já está de olho nos números astronômicos relacionados às finanças do grupo educacional.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Gabriela 24/01/2017

A unime também está fazendo isso e além de tudo isso que foi relatado tem muito mais como documentos que se perdem, reprovações inexplicável, funcionários que tratam alunos como pedinte, salas super lotadas com mais de 100 alunos, coordenação que estar sempre indisponível e muito mais que não lembro no momento.

positivo
0
negativo
0

Camila Machado 23/01/2017

Wagner esta acontecendo isso comigo teria como você me passar o passo a passo como devo agir ?

positivo
0
negativo
0

Marta 23/01/2017

Desisti no segundo mes de faculdade, e tinha uma bolsa 100% prouni. Hj eles estao me cobrando quase 5 mil reais, por provas de segunda chamada e manutençao de beneficio por 3 vezes, isto é, receberam do governo por um ano e meio, sem eu estar na faculdade, e agora ainda estao ameaçando de negativar meu nome...alguem me explica isso????

positivo
0
negativo
0

Wagner Luis 23/01/2017

Estão reduzindo o numero de professores, colocam alunos calouros com formandos na mesma sala, alteram a grade todo semestre somente pensando em economia... Disciplinas importantes colocam como não presencial, curso de engenharia elétrica está parecendo curso do Instituto Universal Brasileiro...

positivo
0
negativo
0

Rodrigo R. 23/01/2017

Que mera coincidência ter um Galindo no Comando, vem do mesmo lixo!

positivo
0
negativo
0

Rosangela 23/01/2017

Pode me.induca um Advogado?

positivo
0
negativo
0

Everson 23/01/2017

Mete um processo. Me cobraram indevidamente, processei e ganhei 5mil na justiça. Estava pagando 3 matérias e eles queriam me cobrar todas as mensalidades com valor integral, justificando que depois da ultima parcela do semestre, me devolveriam a diferença. Como não aceitei pagar alem do que devia, processei, pois judicialmente este método é errado. Fica a dica, vocês têm diretos, basta reclama-los....

positivo
0
negativo
0

Sandra 23/01/2017

Pior intuição de ensino de MT, mercenários, minha filha se escreveu pra fazer farmacia aliás só chegou lá e disse que queria fazer este curso é na hora já jogaram o financiamento deu a ela um papel e ali já fez uma `prova` a qual ela passou, fui lá paguei umas taxas , chegou o boleto as aulas começavam dia 8 e paguei o boleto dia 2 pra ser bem certinha com esta coisa chamada UNIC, no primeiro dia de aula já levaram minha filha para uma sala onde acontece aula de anatomia com cadáver , e lá minha filha passou mto mal , isso foi presenciado por um profissional da escola, e ela ficou em pânico, e vimos que ela não iria conseguir , tentei com todos os profissionais daquele lugar pra mudar o curso da minha filha me prontifiquei a pagar a diferença,mas sabe o que eles fizeram : me jogaram uma multa de mais de 1.800 reais perdi um valor do boleto que paguei antecipado de 600 reais mais as taxas e se eu quiser tenho que pagar tudo novamente com multas, minha filha pisou os pés lá 1 dia, eu como trabalhadora e mãe que corre atrás pra pagar uma faculdade tentei até pessoalmente pra falar com o dono deste lugar mas todas as minhas tentativas foi barrada , eles só pensa em ganhar dinheiro tirar de quem não tem são mercenários sem noção, o que custava me cobrar a diferença é trocar ela de curso , agora eles me ligam dizendo que tem uma dívida lá correndo juros, mto decepcionada .

positivo
0
negativo
0

8 comentários