DA REDAÇÃO
O delegado Ferdinando Frederico Murta é o primeiro policial civil de Mato Grosso a concluir o curso de formação para oficiais de Segurança Pública, na tradicional National Academy do FBI (Federal Bureau of Investigation, a unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos). A graduação da 272ª turma aconteceu nesta sexta-feira (08), na Academia do FBI, na cidade de Quântico, no Estado americano da Virgínia.
A oportunidade de participar da formação nos Estados Unidos surgiu durante um curso realizado pela Secretaria de Nacional de Segurança (Senasp), em Brasília, em julho de 2017.
Fernando fez o curso após diversos testes de seleção aplicados pelo FBI. Nos EUA, assim como os demais alunos, o delegado ficou alojado na Academia do FBI e teve aulas em tempo integral.
Voltado à atividade de polícia judiciária, Frederico Murta escolheu disciplinas da área investigativa e afins como: investigação avançada de crimes violentos, teoria da inteligência e sua aplicação na Segurança Pública, combate ao terrorismo, desafios contemporâneos de Segurança Pública, psicologia da liderança, além do treinamento físico obrigatório.
A conclusão das disciplinas exige apresentação de uma série de trabalhos escritos, produção de artigos e apresentações individuais. O curso é considerado de altíssimo nível acadêmico, sendo a maioria das disciplinas de grau de mestrado. Todos os cursos são certificados por uma universidade norte-americana, sendo exigido um nível de aproveitamento superior a 85% em cada uma delas, para conclusão.
Para Murta, a capacitação de um mato-grossense abre a possibilidade para outros profissionais do Estado.